Topo

É hoje! Asteroide raro vai passar mais perto da Terra

Diagrama feito pela Nasa da trajetória do Asteroide 2019 EA2 (o círculo azul) - Nasa
Diagrama feito pela Nasa da trajetória do Asteroide 2019 EA2 (o círculo azul) Imagem: Nasa

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

21/03/2019 19h00

Resumo da notícia

  • Asteroide "gigante" vai passar perto da Terra
  • Apesar do tamanho, ele passará a uma distância segura
  • Astrônomos poderão ver melhor o fenômeno mais "de perto"

Um asteroide de tamanho raro vai passar mais próximo da Terra na noite desta quinta-feira (21). Segundo dados atualizados da Nasa, agência espacial norte-americana, a rocha espacial tem um tamanho entre 18 e 41 metros.

Apesar de grande, o que chama a atenção de pesquisadores é que o asteroide passará perto da Terra a uma distância menor que a existente entre o nosso planeta e a Lua. Por conta disso, será possível acompanhar o fenômeno mais de perto.

Chamado de 2019 EA2, a previsão é de que ele passe "por aqui" por volta das 22h53 (horário de Brasília) - e 01:58 UTC (hora universal) do dia 22-- a uma distância segura de aproximadamente 303 mil km. Para se ter uma ideia, a distância total da Terra para a Lua é de cerca de 384 mil km.

O asteroide foi detectado no início de março e sua velocidade média é de 5 km por segundo, o que não é considerado muito rápido em comparação com padrões já analisados.

Infelizmente, a passagem do asteroide só poderá ser acompanhada com telescópios bem potentes. Por isso, não será dessa vez que vamos conseguir ver um asteroide com esse tamanho todo.

Mais Astronomia