Topo

Google ameaça remover notícias de busca, se lei de mídia canadense for aprovada

Nathana Rebouças/Unsplash
Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash

Sam Jabri-Pickett

Em Toronto

03/05/2023 21h29Atualizada em 05/05/2023 16h22

O Google pode ser forçado a remover links para artigos de notícias encontrados em resultados de busca no Canadá, se o governo conseguir aprovar uma legislação para obrigar empresas de internet a pagar veículos de imprensa, disse um executivo da empresa a parlamentares nesta quarta-feira.

A legislação proposta pelo Canadá forçaria plataformas como a Alphabet Inc, controladora do Google, e a controladora do Facebook, Meta Platforms Inc, a negociar acordos comerciais e pagar veículos de notícias canadenses por seu conteúdo, parte de uma tendência global mais ampla de fazer empresas de tecnologia pagarem pelas notícias.

"O nível extremo de incerteza comercial e responsabilidade financeira ilimitada que o Google está sendo solicitado a aceitar... não é razoável", disse o vice-presidente de notícias do Google, Richard Gingras, em depoimento a um comitê do Senado.

"Se tivermos que pagar aos editores simplesmente para criar links para seus sites, fazendo-nos perder dinheiro com cada clique, seria razoável para nós, ou qualquer empresa, reconsiderar por que continuaríamos a fazê-lo", acrescentou.

A proposta de Ottawa é semelhante a uma lei inovadora que a Austrália aprovou em 2021, que também desencadeou ameaças do Google e do Facebook para reduzir seus serviços. Ambos acabaram fechando acordos com empresas de mídia australianas depois que emendas à legislação foram propostas.

Desde que a lei australiana entrou em vigor, as empresas de tecnologia aprovaram mais de 30 acordos com veículos de comunicação, compensando-os pelo tráfego de geração de conteúdo.

(Reportagem de Sam Jabri-Pickett em Toronto, reportagem adicional de Ismail Shakil em Ottawa)