Topo

WhatsApp agora deixa esconder conversas no próprio app; veja como fazer

De Tilt, em São Paulo

21/05/2023 04h00Atualizada em 22/05/2023 10h15

O WhatsApp lançou no dia 15 um recurso que permite esconder conversas e proteger os chats com senha.

Chamado de "Proteção de Conversas", a funcionalidade começou a ser liberada e deve chegar para todos os usuários da plataforma nos próximos dias, segundo a empresa.

Como funciona

Ao adicionar uma camada de proteção extra ao chat, ele fica oculto numa "pasta secreta". Até então ter esse tipo de proteção exigia o uso de apps não-oficiais do WhatsApp.

Com a novidade, se alguém pegar seu telefone desbloqueado e abrir o WhatsApp, não vai conseguir achar a troca de mensagens que você escolheu tornar oculta.

Isso porque o acesso às conversas protegidas só será feito por meio de uma senha escolhida pelo dono do aparelho (senha do seu dispositivo ou biometria, como impressão digital.

Caso a pessoa do chat protegido envie uma mensagem a você, o nome do remetente e o conteúdo serão ocultados mesmo na tela do smartphone. Os arquivos enviados também ficarão protegidos, de modo que eles não estejam visíveis na galeria do celular.

Como ativar a Proteção de Conversas

É necessário tocar no nome de uma pessoa ou de um grupo e selecionar a opção de bloqueio.

Para revelar as conversas, é preciso arrastar lentamente para baixo a sua caixa de entrada, selecionar a opção "Chats bloqueados" e inserir a senha do seu telefone ou biometria.

A empresa de Zuckerberg diz que nos próximos meses serão liberadas mais funções, como a criação de senhas personalizadas para as conversas bloqueadas —no anúncio recente, há apenas a opção de usar a senha do telefone ou biometria.

Outras funções de segurança

Aos poucos, o WhatsApp está aumentando as opções de privacidade para os usuários.

Até então, era possível apenas bloquear com biometria a abertura do app. Para ativar é necessário:

  • Ir em Configurações > Privacidade
  • Escolher Bloqueio por impressão digital ou reconhecimento facial;
  • A partir disso, para abrir o app, é necessário usar algum tipo de biometria.

Outras funções já presentes no WhatsApp, ainda em Configurações > Privacidade é remover o "Visto por último e online" e ocultar a "Foto do perfil".