Topo

Como denunciar no Twitter postagens que incitam violência em escolas

Greenwish/Pexels
Imagem: Greenwish/Pexels

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

12/04/2023 14h24

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, lançou na última sexta (6) um canal para receber denúncias sobre ameaças e possíveis ataques contra escolas.

Caso você visualize no Twitter conteúdos de apologia à violência em unidades de ensino, siga os passos abaixo para oficializar a denúncia também para a própria plataforma.

"Você não pode ameaçar terrorismo e/ou extremismo violento, nem promover entidades violentas e odiosas", diz a empresa. "Iremos suspender imediata e permanentemente qualquer conta que determinarmos estar em violação desta política. Se você acredita que sua conta foi suspensa por engano, você pode enviar uma apelação", acrescenta.

Como denunciar publicação e comentários

  1. Toque nos três pontinhos no canto superior direito
  2. Na tela, escolha "Denunciar Tweet"
  3. Vai abrir a tela "Relatar Problema". Clique em "Iniciar denúncia"
  4. O Twitter vai perguntar "Para quem é essa denúncia?". Marque a opção "Todos no Twitter", e depois em "Próximo"
  5. Na tela seguinte, marque a opção "Exposto a conteúdo sensível ou perturbador", que engloba "violência desnecessária, violência explícita, símbolo ou imagem destinados a disseminar o ódio". Ou "Alvo de assédios ou intimidado com violência", que engloba "ameaças violentas e celebração de atos violentos".
  6. Clique em "próximo".
  7. Depois, na próxima tela, aperte em "violência desnecessária ou explícita", e siga as instruções para enviar a denúncia.

Como denunciar perfis

  1. Clique nos três pontinhos, no canto superior direito.
  2. Toque em "Denunciar" e, depois, em "Iniciar denúncia", em "Todos no Twitter"
  3. Na próxima tela clique em "Alvo de assédio ou intimidado com violência", e depois em "celebrando ou enaltecendo atos violentos"
  4. A última pergunta é "Onde isso está acontecendo?". Aperte "Perfil de @nomedoperfil".