Topo

Qual é o segredo da balança digital, queridinha dos brasileiros na cozinha?

Balança de cozinha - Reprodução/Amazon
Balança de cozinha Imagem: Reprodução/Amazon

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

01/04/2023 04h01

A balança digital de cozinha ganhou ainda mais o coração dos brasileiros. Pesar alimentos, pratos de comida e postar vídeos mostrando sobre como isso ajudou a mudar a vida da pessoa virou pop. Os termos "balança cozinha" no TikTok somam quase 3 milhões de visualizações.

Mas será que vale mesmo o investimento? Esse tipo de produto é preciso mesmo? Como funciona? Tilt conversou com especialistas para responder a essas e outras dúvidas.

Como a balança digital funciona?

Independentemente da marca ou modelo, as balanças digitais funcionam de modo semelhante.

Ao colocar um alimento na base para pesá-lo, um sensor interno chamado célula de carga é pressionado. Essa pressão é transformada em um sinal elétrico. Quanto maior o peso, mais forte esse sinal.

Embora a balança tenha o seu visor digital, o funcionamento interno na célula de carga dela é analógica, ou também chamado de mecânico.

Em resumo:

  • A célula de carga é feita de uma folha de metal especial
  • Ela é colada em uma superfície isolante
  • A pressão do objeto sobre a balança deforma temporariamente a folha
  • Os sensores são acionados e também se deformam (comprimidos ou alongados)

Em um segundo momento uma corrente elétrica é acionada:

  • Com a deformação dos sensores, um pequeno circuito condutor também se comprime ou alonga
  • Essa compressão causa uma alteração na tensão elétrica que passa por ele
  • Quanto mais intensa a pressão, maior é a diferença na tensão
  • Esse sinal elétrico é enviado para o circuito eletrônico, que consegue "compará-lo" com o valor de quando não há nada sobre a balança
  • Essa variação é convertida em número e enviado ao painel visual

"Quando é aplicado um peso no pedaço de metal, ele se deforma e o sensor de deformação fixado nele altera sua propriedade elétrica, mudando a corrente elétrica que passa por ele e medido pelo circuito eletrônico. Essa, sim, é a parte digital da balança", explica Euclides Lourenço Chuma, membro sênior do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) e pesquisador na Universidade de Linköping, na Suécia.

@mohindi A balança é um dos equipamentos mais úteis dentro de uma cozinha, bora aprender a usar ela corretamente! #dicas #culinaria#pelaeducação ? som original - Mohamad Hindi

Balanças digitais são realmente precisas?

Assim como as balanças mecânicas, nas digitais também há um limite de peso, e ele precisa ser respeitado.

A deformação que a célula de carga recebe quando um alimento é colocado em sua base tem que ser reversível. Isso é, quando o peso é retirado, a peça móvel deve retornar à posição inicial.

Se isso não acontecer a carga será alterada afetando a precisão da balança.

Além disso, vale lembrar, que esse tipo de produto precisa de certificação do INMETRO - que certifica a sua qualidade e aprova à sua venda no mercado nacional.

Quais os tipos mais comuns?

O mercado tem diferentes modelos de balança digital para cozinha. Os mais conhecidos são as feitas de inox ou vidro temperado, e funcionam com pilhas ou baterias.

Alguns tipos podem vir com o suporte para colocar os alimentos, o que ajuda bastante na hora do uso.

Na hora de escolher o produto, dê preferência àqueles que são fáceis de transportar ou guardar em um armário, por exemplo, isso garante mais agilidade no dia a dia.

Como detectar problemas? E o que fazer?

Júlio Cesar Lucchi, engenheiro elétrico e coordenador a pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que alguns problemas são fáceis de ser detectados, como, por exemplo, se o equipamento não liga ou se a pilha ou bateria estão fracas. Porém, outros são mais difíceis de detectar e precisam de análise de um profissional.

"Quando o equipamento perde a precisão e/ou a exatidão, isso está normalmente relacionado a deformações na célula de carga que se deforma e tem que ser substituída. Para isso é preciso desmontar alguns componentes do equipamento e é necessário procurar a assistência técnica especializada", diz.

Uma das maneiras de detectar se o equipamento está com alguma falha de medição é colocar nele um produto de peso conhecido, como um pacote de 1 kg de feijão, e verificar se a balança está oferecendo a medida correta.

"Pequenas variações nas medidas são esperadas, portanto, realize pelo menos três medidas diferentes e verifique se os dados apresentados pela balança digital estão próximas do esperado. Caso perceba grandes variações, tente trocar as baterias da balança digital. Já se grandes variações nas medidas continuarem ocorrendo, leve a para a manutenção", acrescenta Chuma.

Qual é melhor: a balança analógica ou a digital?

A resposta é: as duas são boas.

Uma balança mecânica, de ponteiro, pode muito bem suprir a necessidade e medir com a precisão necessária. O que ocorre é que hoje as balanças eletrônicas ou digitais estão com preços mais competitivos e são boas opções para se ter na cozinha.

"As vantagens das balanças digitais é que, em sua maioria, são compactas, leves, de fácil uso e com menor probabilidade de perder a calibração quando comparada às balanças mecânicas", diz Rudolf Bühler, professor de engenharia elétrica da FEI.