Topo

Chega de barulho: novo modelo de fone de ouvido promete melhorar o sono

Philips anuncia fones de ouvido para usar enquanto dorme - Reprodução/Sleepheadphone
Philips anuncia fones de ouvido para usar enquanto dorme Imagem: Reprodução/Sleepheadphone

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

08/02/2023 12h51Atualizada em 08/02/2023 16h04

Os barulhos externos são um dos principais fatores que dificultam uma boa noite de sono — especialmente para quem mora em grandes cidades. Para tentar diminuir pelo menos parte do problema, a empresa Phillips anunciou ontem (7) um modelo de fone de ouvido que promete ajudar os usuários a adormecer e a dormir melhor.

Segundo a empresa o seu sleepbud, como são chamados fones dentro dessa categoria, protegem o sono contra ruídos, como o ronco alheio, sirenes, fogos de artifício e latidos de cachorro.

Para conseguir chegar a essa tecnologia, a companhia diz em seu comunicado que apostou em design e isolamento de som.

A princípio, o lançamento será apenas a Europa. No Brasil, não ainda há uma data oficial, de acordo com a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa.

É para ser confortável

O N7808, que é o primeiro fone de ouvido para dormir da Phillips, foi desenvolvido em parceria com os cientistas da empresa Kokoon, voltada para produtos do sono.

Dormir com fones para abafar sons externos não é exatamente uma novidade. Mas pode ser uma experiência incômoda.

Para tentar driblar esse problema, o modelo tem uma estrutura que mantém os principais componentes eletrônicos numa parte externa do fone, uma espécie de pequeno gabinete que se assemelha a uma caixa de som pequena, e deve ficar posicionado atrás da cabeça da pessoa.

Esse formato permitiu reduzir o tamanho do fone que fica dentro do ouvido (os buds), segundo a empresa.

Cada um mede 6mm de espessura (contra 20 mm da maioria dos modelos de fones que encaixam dentro da orelha), prometendo mais conforto — também para quem dorme com a cabeça de lado.

Drivers de armadura balanceada - que são espécies de antena acopladas aos buds - ajudam a posicionar melhor o equipamento.

Fones de ouvido possuem uma estrutura para ser usada atrás da cabeça - Divulgação - Divulgação
Fones de ouvido possuem uma estrutura para ser usada atrás da cabeça
Imagem: Divulgação

Isolamento de ruídos

Para conseguir isolar a pessoa do som exterior, a empresa diz que utilizou um recurso chamado de "mascaramento inteligente de ruído".

Ou seja, eles usam um barulho "proposital", que combina e oscila diferentes frequências do som, para disfarçar um outro ruído.

A nível de comparação, é como se a pessoa ligasse um som, como o da TV ou do rádio, para se sobrepor a outros barulhos que estejam incomodando ou que podem interromper o sono.

O modelo N7808 traz ainda sensores dentro dos buds que têm a função de monitorar o padrão do sono.

Além de fornecer informações sobre a qualidade da sua dormida (que podem ser visualizadas através de um aplicativo), esses sensores têm a função de ir adaptando a entrega do áudio de acordo com o momento do sono, reduzindo as intensidades no momento adequado.

Confira outras configurações:

  • A bateria dura cerca de 10 horas, diz a companhia.
  • Pode ser usado para fazer chamadas
  • Também transmite músicas dos principais streamings do mercado, incluindo aplicativos de meditação e relaxamento -- Calm e Headspace
  • Tem um pequeno monitor óptico de frequência cardíaca dentro do fone de ouvido que funciona iluminando a pele e medindo como a luz é espalhada de um fluxo sanguíneo do corpo. Todas as informações são transmitidas para o aplicativo para smartphone da Kokoon.

O preço na pré-encomenda é de US$ 174,99 e a previsão de entrega é agosto de 2023.