Topo

Incrível: esta propaganda de 1993 previu várias tecnologias atuais; confira

Comercial da AT&T fez 9 previsões corretas, como a chamada de vídeo - Reprodução/AT&T
Comercial da AT&T fez 9 previsões corretas, como a chamada de vídeo Imagem: Reprodução/AT&T

De Tilt, em São Paulo

31/05/2022 04h00

Quase 30 anos atrás, em 1993, a empresa norte-americana de telecomunicações AT&T lançou uma campanha publicitária chamada "You Will" ("Você irá"). Era uma série de anúncios curtos, prevendo como a tecnologia criaria novos hábitos na vida das pessoas. O mais surpreendente? Ela acertou várias ideias com precisão absurda.

Confira todos os comerciais na compilação abaixo (em inglês):

O mote era sempre igual. A voz do ator Tom Selleck (de "Magnum" e "Três Solteirões e um Bebê") perguntava se o espectador já havia feito algo impensável na época, como "receber um telefonema no seu pulso". E concluía: "Você irá. E a companhia que vai trazer isso para você é a AT&T."

Isso tudo, muito antes dos celulares tradicionais se popularizarem. Nenhum smartphone havia sido criado ainda — smartwatches, então, eram coisa de ficção científica.

A Netflix, atualmente maior provedora de streaming no mundo, só foi fundada em 1997 — e, mesmo assim, era apenas um serviço de locação de DVDs pela internet, com discos enviados pelos correios. Mas o anúncio já previa que, "no futuro", seríamos capazes de escolher um filme na TV e assistirmos na hora que fosse mais conveniente.

A lista de acertos inclui:

  • Streaming de filmes e séries
  • Ensino à distância (EAD)
  • Chamadas de vídeo tipo Facetime
  • Smart homes controláveis à distância
  • Smartwatches
  • Aparelhos acionados por voz
  • Telas sensíveis ao toque
  • Digitalização do histórico médico
  • Home office e reuniões por vídeo

Mas também errou alguns tópicos, como, por exemplo, serviços públicos (como renovar a carteira de motorista) automatizados em máquinas tipo banco 24 horas; ou ainda a presença de chamadas de vídeo em telefones públicos (que praticamente deixaram de existir com a popularização dos celulares).