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Vem aí: streamings criam tecnologia para inserir anúncios em filmes antigos

Cena da série Bosch, do Amazon Prime Video; murais, paredes e outdoors poderão receber publicidade com ajuda de novo software - Divulgação
Cena da série Bosch, do Amazon Prime Video; murais, paredes e outdoors poderão receber publicidade com ajuda de novo software Imagem: Divulgação

Letícia Marques

Colaboração para Tilt

19/05/2022 08h58Atualizada em 19/05/2022 16h01

O jeito de integrar publicidade em cenas de filmes e séries pode mudar. Plataformas de streaming, como Amazon Prime Video e Peacock (da rede norte-americana NBC Universal), demonstraram recentemente programas que prometem inserir anúncios em materiais antigos.

Com a ajuda de inteligência artificial, os softwares são capazes de, por exemplo, colocar um anúncio da Coca-Cola em algum outdoor em Wakanda, do filme "Pantera Negra" ou fazer com que o Toretto, em "Velozes e Furiosos", beba uma cerveja Budweiser ao invés de uma Corona.

Os programas ainda estão em versão beta (em desenvolvimento), mas a possibilidade de inserir anúncios em filmes antigos é vista como uma nova forma de obter receitas por estúdios. A novidade foi destacada durante a convenção NewFronts, realizada nos EUA no começo de maio.

O vice-presidente sênior de produtos de publicidade e tecnologia da Amazon, Colleen Aubrey, disse durante a conferência que algumas séries e filmes como "Reacher" e "Bosch: Legacy" já foram modificados com o uso do software.

No evento, a Amazon apresentou o software "Virtual Product Placement" e a NBC Universal desenvolveu o "In Scene".

"Você pode sentar com o corte final e ver onde um produto pode ser integrado de maneira perfeita e natural à narrativa" disse Henrik Bastin, produtor executivo das séries "Reacher" e "Bosch", elogiando o programa e afirmando ser uma "mudança de jogo".

E os outros streamings, já utilizam esse método de publicidade?

Segundo o New Scientist, a The Century Fox também está utilizando softwares de inteligência artificial para inserir publicidades. Ao que tudo indica, a técnica já foi utilizada na série "Modern Family", da ABC.

*Com informações da Amazon e dos sites Variety e Gizmodo dos Estados Unidos.