PUBLICIDADE
Topo

Bateria do celular não carrega? Veja 3 possíveis motivos e como resolver

Limpar a estrutura de recarga pode ajudar; veja mais dicas - Lovatto/Arte UOL
Limpar a estrutura de recarga pode ajudar; veja mais dicas Imagem: Lovatto/Arte UOL

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

10/05/2022 04h00

Você precisa carregar a bateria do celular e... nada. O aparelho nem reage ao carregador. Se você está passando por isso, saiba que existem estratégias para tentar resolver o problema, como verificar se o conector está obstruído por alguma coisa (como sujeira) ou mudar de tomada.

Tilt conversou com o perito forense Marcelo Nagy, professor da Faculdade de Computação e Informática na Universidade Presbiteriana Mackenzie, para listar mais dicas para fazer o celular voltar a carregar.

1 - Desligue e ligue novamente o telefone

É uma dica simples, mas que pode ajudar. Quando desligamos o celular, ele "zera" o sistema operacional.

Se a recarga da bateria estiver sendo bloqueada por algum programa, ela poderá voltar a funcionar após a reinicialização.

2 - Verifique se o conector está sujo

Pegue o seu celular e observe se existe algo dentro do conector (entrada de carga do celular). Sujeiras ou objetos pequenos podem impedir esse funcionamento. Se encontrar que esteja obstruindo, limpe.

Outras dicas:

  • Verifique também se o cabo está encaixado completamente no celular e na tomada --geralmente as portas USB, USB-C ou lightning (da Apple) são usadas.
  • Se você usa capa de proteção no celular, remova-a, pois ela também pode estar atrapalhando o conector.
  • Você também pode testar seu carregador em outro celular compatível para ver se está funcionando.
  • Se nada adiantar, troque de cabo se for possível. Assim, você terá certeza se o problema é no telefone ou no acessório. Especialistas não recomendam uso de cabo partido, conector amassado ou algum outro dano no material.

"Vale lembrar que um cabo colocado com muita força pode sim quebrar o conector. Neste caso, só realmente abrindo o aparelho e verificando a extensão do problema", diz Nagy.

3 - Troque a bateria

A vida útil da bateria tende a diminuir com o passar do tempo e dos ciclos de recarga. Se você seguiu os passos acima e nada adiantou, procure avaliação técnica. Dependendo do caso, será preciso substituí-la por uma nova.

Caso a bateria seja soldada ou fixa através de conectores, jamais tente cutucá-la para removê-la com uma chave de fenda ou qualquer objeto cortante, porque ela pode entrar em combustão —e até explodir, causando graves acidentes.

"Procure sempre uma bateria original para evitar dores de cabeça. Na dúvida, vale a pena consultar uma assistência técnica em celulares de confiança para lhe indicar o melhor modelo", destaca Nagy.