Topo

App


Caiu aí? Spotify e Discord voltam a funcionar, mas algumas falhas persistem

Interface do aplicativo do Spotify com álbum dos Beatles em um iPhone 6 Plus - Getty Images
Interface do aplicativo do Spotify com álbum dos Beatles em um iPhone 6 Plus Imagem: Getty Images

De Tilt*, em São Paulo

08/03/2022 16h41Atualizada em 09/03/2022 12h36

A plataforma de streaming Spotify, a ferramenta de comunicação Discord e a Wikipedia apresentam instabilidade na tarde desta terça-feira (8). Por volta das 19h (horário de Brasília) de ontem, tanto Spotify como Discord informaram que o acesso aos serviços foram normalizados. Já a Wikpedia passou a ter menos reclamações de falha de acesso por volta das 17h30.

No Twitter, o Discord informou que a maioria dos serviços estava normalizado, e que envio de anexos seria disponibilizado em breve. O Spotify tuitou que as "coisas estão melhorando", mas que ainda enfrentava alguns problemas.

Usuários da plataforma de música ainda relatam falhas para compartilhar links em redes sociais ou problemas de login no aplicativo para desktop. O Spotify sugere um link de ajuda do serviço para quem não se lembra das suas informações de login, caso o aplicativo tenha deslogado a pessoa durante o período de instabilidade.

Problemas começaram no Spotify e Discord começaram na terça à tarde

Segundo o site DownDetector, que monitora reclamações de serviços online, mais de 130 mil pessoas relataram problemas no Spotify, enquanto 65 mil disseram estar com problemas no Discord, durante a tarde desta terça-feira.

Problemas para acessar a Wikipedia começaram a ser notificados no DownDetector a partir das 14h30 (horário de Brasília). Apesar dos problemas, aparentemente o acesso à "enciclopédia virtual" parece estar normalizado.

No Twitter, o Spotify admitiu a falha, informando que "algo não está correto, e já estamos analisando".

Em dezembro de 2021, Spotify e Discord também tiveram uma instabilidade no mesmo dia. O possível motivo é que ambos os serviços utilizam a plataforma na nuvem do Google, a Google Cloud.

Serviços retornam, mas não 100%

No Twitter, o Spotify anunciou que seu serviço já retornou ao funcionamento. "Tudo está muito melhor agora! Dê um salve ao @SpotifyCares se você ainda precisa de ajuda", recomendou a conta.

Apesar disso, muitos usuários permanecem relatando a instabilidade do streaming de música, com problemas de login e senha não reconhecidos pela plataforma, mesmo após a manutenção.

Já na página de status do Discord, o serviço de mensagens alega já ter identificado o problema e estar restaurando a acessibilidade geral, permitindo o login em breve. A empresa, porém, decidiu não permitir a conexão até que tudo esteja restaurado, e ainda tirou uma onda no Twitter.

"Estamos cientes de um problema causando falhas nas mensagens e estamos trabalhando numa correção", diz a plataforma em um de seus tweets, pedindo desculpas pela interrupção. "Hora de ir pra rua, todo mundo."

*Com informações da Reuters