Topo

Google Maps? WhatsApp libera em SP função que exibe empresas perto de você

WhatsApp liberou pesquisas por empresas com base na geolocalização. - Getty Images
WhatsApp liberou pesquisas por empresas com base na geolocalização. Imagem: Getty Images

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

03/03/2022 12h28

Depois de mais alguns testes, o WhatsApp começou a liberar recentemente um recurso que faz a tela do aplicativo para celular exibir empresas, lojas e comércio com base na localização em que a pessoa está. É uma novidade parecida com a que já funciona no Google Maps.

Trata-se da função "Empresas perto de você". Nela é possível buscar por nomes de estabelecimentos ou até mesmo pelo tipo de produto ou serviço oferecido. Por enquanto, a disponibilidade está sendo inaugurada na cidade de São Paulo — ainda não é possível saber quando o WhatsApp irá liberar para mais regiões.

Como usar a novidade

Busca por categoria de estabelecimento

  1. Na tela principal do WhatsApp, vá no ícone de lupa, no canto superior direito da tela;
  2. Em seguida, você visualizará a opção "Empresas perto de você", então selecione a categoria do comércio que você deseja, como "Mercearia", por exemplo;
  3. Na seleção de empresas exibida no aplicativo, escolha o local desejado que terá informações, como distância, rua e telefone.
WhatsApp permite localizar empresas pelo app - Reprodução - Reprodução
WhatsApp permite localizar empresas pelo app
Imagem: Reprodução

Busca por nome da empresa

  1. Em "Empresas perto de você", digite no buscador, na parte superior da tela, onde aparece "Encontrar empresas", o nome da loja desejada;
  2. Depois de pesquisar o nome da empresa, você visualizará as informações do local como distância, rua e telefone.
WhatsApp permite localizar empresas - Reprodução - Reprodução
WhatsApp permite localizar empresas
Imagem: Reprodução

Para empresas que querem ser exibidas

Se você tem uma empresa e quer cadastrá-la na lista de opções disponibilizada gratuitamente pelo WhatsApp, será necessário ter o estabelecimento na cidade de São Paulo e tê-lo registrado no WhatsApp Business, a versão do app voltada para empresas. O número do local deverá iniciar com +55 11.

Após baixar o app do WhatsApp Business, é preciso seguir os procedimentos de cadastro, que irão exigir informações básicas do negócio, como CNPJ, geolocalização, horário de funcionamento, nome da empresa, descrição do serviço, entre outros.