PUBLICIDADE
Topo

BBB 22: por que participantes usam relógio no reality e como ele funciona?

Participantes usam o relógio da Samsung - Reprodução/Globoplay
Participantes usam o relógio da Samsung Imagem: Reprodução/Globoplay

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt, em São Paulo

27/01/2022 13h04Atualizada em 28/01/2022 15h28

Se você está assistindo ao "BBB 22", provavelmente reparou que os participantes estão usando relógios nesta edição do reality show. Aliás, mais do que relógios, são smartwatches, ou seja, aparelhos inteligentes que fazem mais do que apenas exibir as horas.

A curiosidade pelo novo acessório tem sido tão grande que Boninho (apelido de José Bonifácio Brasil de Oliveira), o diretor do gênero de variedades da Globo e responsável pelo "BBB", foi ao Instagram na quarta-feira (27) para explicar do que se tratava.

Segundo ele, trata-se do "relógio do BBB", apenas para uso interno e bloqueado para receber conexão à internet, já que smartwatches podem ser usados para este fim. É a primeira vez que os participantes usam uma tecnologia do tipo.

BBB 22: Naiara fala sobre seus hábitos com sisters - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Registro da Naiara com o smartwach
Imagem: Reprodução/Globoplay

Há algumas edições, já há um celular na casa para que os participantes façam fotos para as redes sociais, também com conexão bloqueada.

Procurada ontem por Tilt, a Globo não detalhou quais parâmetros físicos estão sendo medidos, quem os está analisando e com que frequência isso é feito.

Em seu post de hoje, Boninho destacou que o relógio monitora dados como batimentos cardíacos e quantidade de horas dormidas dos participantes.

"Como ficamos felizes e confiantes com o uso do celular, partimos para esse novo dispositivo. Ele fica apagado o tempo todo. Mas a gente monitora para o nosso game, tempo que dormiu, coração e outras medições para gente brincar de olhar eles ainda mais", escreveu Boninho na rede social.

Modelo e medições

Em contato com a Samsung, Tilt confirmou que o modelo usado no programa de TV é o Galaxy Watch 4.

A empresa informou ainda que o smartwatch não precisa estar conectado à internet para fazer o monitoramento de atividades físicas, tendo sensores próprios para isso, que funcionam mesmo offline.

Além disso, a Samsung indicou que, embora não funcionem assim no programa, eles também poderiam ser conectados, por Bluetooth, a celulares que ajudariam a realizar esse monitoramento.

Galaxy Watch 4 - Divulgação - Divulgação
Galaxy Watch 4
Imagem: Divulgação

No uso tradicional do smartwach da empresa, é possível, por exemplo, medir a porcentagem de gordura corporal, a massa muscular e a água corporal, parâmetros normalmente avaliados por exames de bioimpedância, mas que podem ser feitos de maneira simples no Galaxy Watch 4. Claro, vale dizer que o uso dele não substitui uma avaliação médica profissional.

Além disso, com o relógio calibrado, pode-se fazer um eletrocardiograma, exame que avalia a frequência e o ritmo cardíacos, além de medir a pressão arterial em tempo real, graças aos sensores instalados nele.

Como dito por Boninho, o aparelho ainda tem a capacidade de analisar as fases do sono, mostrando níveis de oxigênio no sangue e padrões de ronco ao longo da noite.

Atrativos externos ao programa

Além desses atrativos do relógio que estão sendo usados na "casa mais vigiada do Brasil", há outras funções das quais os participantes não podem se aproveitar. A primeira e mais óbvia, é claro, é checar as horas, já que isso vai contra as regras de confinamento do programa.

Além disso, fora do "BBB 22", os donos do Galaxy Watch 4 podem, por exemplo, utilizar serviços de streaming de música e colocar fones de ouvido conectados ao relógio por Bluetooth, para escutar playlists enquanto se exercitam.

O aparelho ainda apresenta conexão wifi e se utiliza do sistema operacional WearOS, de propriedade do Google, já vindo com vários apps da Samsung instalados nele.