PUBLICIDADE
Topo

Moto G60S e Realme 8 5G: já está na hora de apostar em um celular 5G?

Tilt
Imagem: Tilt

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

04/01/2022 04h00

Se há um segmento do mercado de celulares movimentado é o dos "intermediários premium", aqueles aparelhos que ainda têm o custo-benefício como principal argumento de venda, mas que oferecem configurações acima do que seus preços podem sugerir. A linha Moto G é célebre por essa abordagem e, por muito tempo, reinou quase que sem disputa. Isso até a chegada de fabricantes chineses com a mesma proposta, e é justamente esse embate que vemos nesse comparativo.

De um lado, Moto G60S, um dos quase 40 celulares que a Motorola lançou em 2021. Do outro, o Realme 8 5G, típico representante da "escola" chinesa de oferecer muito por pouco.

Na frieza dos números da ficha técnica, qual deles se sai melhor? Veja a seguir.

  • Moto G60S: 169,7 mm x 75,9 mm x 9,6 mm (A x L x E); e 212g (peso)
  • Realme 8 5G: 162,5 mm x 74,8 mm x 8,5 mm (A x L x E); e 185g (peso)

O Realme 8 5G é menor do que o Moto G60S em todas as dimensões, mas é bem provável que você note mais isso no peso: são 27 gramas a menos no aparelho chinês. O tamanho menor, especialmente em relação à espessura, faz do Realme 8 5G aquele tipo de aparelho tranquilo de ser carregado no bolso.

Comprar Realme 8 5G

Realme 8 5G - Divulgação/Realme - Divulgação/Realme
Imagem: Divulgação/Realme

Já a construção de ambos é similar, com estrutura e revestimento traseiro de plástico. O Motorola tem duas opções de cores (azul e verde), enquanto o Realme também tem duas opções (preto e azul), mas com cobertura traseira com pintura que gera um efeito visual similar ao de metal.

Comprar Moto G60S

Motorola Moto G60S - Motorola - Motorola
Imagem: Motorola

Veredito: vitória do Realme 8 5G, por ser mais leve e mais bonito.

  • Moto G60S: IPS LCD de 6,8 polegadas (17,27 cm); resolução Full HD+ de 1.080 x 2.460 pixels, 120 Hz
  • Realme 8 5G: IPS LCD de 6,5 polegadas (16,51 cm); resolução Full HD+ de 1.080 x 2.400 pixels, 90 Hz

Ambos os aparelhos são grandes, então nada mais justo do que trazerem um telão. É a situação na qual a qualidade do visor importa e, apesar de ambos usarem a tecnologia IPS LCD, que aumenta o ângulo de visualização, o Moto G60S tem resolução levemente maior e tela com melhor taxa de atualização.

Veredito: vitória do Moto G60S.

  • Moto G60S: 5.000 mAh
  • Realme 8 5G: 5.000 mAh

Ambos os aparelhos têm bateria de capacidade similar — 5.000 mAh meio que virou um padrão neste segmento. Aqui, a vantagem do Moto G60S está no carregador que vem na caixa: com potência de 50 W, ele certamente vai deixar seu aparelho pronto para uso mais rápido do que o carregador de 18W do Realme 8 5G.

Veredito: vitória do Moto G60S por trazer um carregador mais potente.

  • Moto G60S: grande angular de 64 MP, ultra angular de 8 MP e macro de 5MP, com sensor de profundidade de 2 MP (traseira); grande angular de 16 MP (frontal)
  • Realme 8 5G: grande angular de 48 MP, macro de 2 MP e sensor de profundidade de 2 MP (traseira); grande angular de 16 MP (frontal)

Principal

O Moto G60S traz câmera tripla na traseira junto com um sensor de profundidade. A abertura do sensor principal é f/1.7, o que mostra que ele tende a ter um desempenho melhor em ambientes escuros. O aparelho é capaz de gravar vídeos em 4K a até 120 quadros por segundo.

O Realme 8 5G, por outro lado, traz uma configuração mais modesta, com duas lentes e um sensor de profundidade. A abertura do sensor principal é menor, f/1.8, o que — em teoria — significa um desempenho pior em situações de baixa luminosidade. O desempenho em vídeo é mais modesto: ele grava em 1080p a 30 quadros por segundo.

É claro que a construção da câmera, o que leva em conta a qualidade das lentes e do sensor, é o que mais importa, mais até do que o número de megapixels. Em um aparelho dessa categoria, portanto, o melhor é não esperar milagres.

Veredito: vitória do Moto G60S, por ter um desempenho mais robusto.

Frontal

Ambos os aparelhos têm uma única lente grande angular com sensor de 16 MP na frente. Aqui, ao menos nos números, vantagem para o Realme 8 5G por ter uma abertura maior: f/2.1, contra f/2.2 do Motorola.

Veredito: vitória do Realme 8 5G.

  • Moto G60S: processador MediaTek Helio G95 (octa-core, 2,05 GHz), 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento
  • Realme 8 5G: processador MediaTek MT6833 Dimensity 700 5G (octa-core, 2,2 GHz), 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento

Ambos os aparelhos usam processadores intermediários da MediaTek com oito núcleos. O Realme 8 5G usa um chip mais moderno, mas que perde um pouco para do Moto G60S em termos de performance bruta.

Por outro lado, ele traz mais recursos, como a possibilidade de se conectar a redes 5G e semicondutores de 5nm, que consomem menos energia do que os de 12 nm do Moto G60S. E também tem mais memória RAM.

Veredito: vitória do Realme 8 5G por trazer um conjunto mais moderno.

Ambos os celulares têm conector USB-C e leitor de biometria (no Motorola é atrás, no Realme, do lado). O Motorola tem carregador mais potente e rádio FM.

Por outro lado, quem quer apostar no 5G tem no Realme uma escolha melhor aqui, já que o aparelho da Motorola não é compatível com essas novas redes.

Veredito: vitória do Realme 8 5G. Os celulares são similares em recursos, porém a compatibilidade com o 5G já torna o aparelho da Realme capaz de aproveitar a nova tecnologia.

  • Moto G60S: a partir de R$ 1.570
  • Realme 8 5G: a partir de R$ 1.670

Hoje é possível encontrar os aparelhos por preços bem similares, algo que condiz com as suas características — e se você reparar bem, verá que nenhum dos aparelhos teve uma vitória esmagadora nos quesitos acima.

Sendo assim, a escolha recai mais sobre o gosto pessoal e as necessidades do momento. Se você quer um aparelho pronto para o 5G, o Realme 8 5G é a escolha óbvia. Se quer uma tela maior e uma câmera mais robusta, ao menos nos números, vá de Moto G60S.

Veredito: empate. Os preços são muito similares, assim como a maior parte das características dos aparelhos.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.