Topo

Design ecológico e câmera olho de peixe: o que esperar do Realme GT2 Pro

Realme GT2 Pro conta com diversas antenas em volta do aparelho para que recepção de sinal não seja um problema - Reprodução
Realme GT2 Pro conta com diversas antenas em volta do aparelho para que recepção de sinal não seja um problema Imagem: Reprodução

Juliana Stern

Colaboração para Tilt, em São Paulo

20/12/2021 16h34

A empresa chinesa Realme, que chegou no início de 2021 no Brasil, divulgou alguns dos recursos do seu primeiro smartphone topo de linha, o GT2 Pro. O anúncio, feito nesta segunda-feira (20) durante live no canal de YouTube da marca, promete melhorianos sinais de wi-fi e 5G, câmeras com modo olho de peixe e os maiores campos de visão de mercado, além de um design sustentável.

O mais curioso é que a marca só falou de recursos, e não informou data de lançamento nem revelou fotos dos aparelhos (espera-se uma versão convencional e outra Pro). Por ora, sabemos que o modelo mais avançado, o Pro, deve ser voltado para o público gamer e, como todo dispositivo desta categoria, deve vir com um preço mais salgado.

A companhia chinesa promete três inovações para o seu próximo telefone: design sustentável, uma nova câmera com maior campo de visão e melhoria na recepção de sinal Wi-Fi e 5G.

Novo design sustentável

O aparelho de próxima geração da Realme usa materiais de base biológica, o que faz com a empresa diga que seu dispositivo tem um "design sustentável".

Batizada de "Paper Tech Master Design", a traseira do GT 2 tem inspiração na conscientização sobre as mudanças climáticas e na busca por um futuro sustentável. A escolha também reflete um posicionamento de mercado voltado para os consumidores geração Z da marca, que são mais dispostos a adquirir produtos com uma pegada ecológica.

Com o uso de um biopolímero, a Realme diz que o GT2 Pro será o primeiro do mundo a usar materiais de base biológica em sua confecção. O material foi desenvolvido em parceria com a Sabic, companhia de biomateriais certificados pela ISCC (Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono) e promete ser forte e durável como os materiais tradicionais. Mas, emitindo 63% menos carbono por quilo produzido e substituindo até 35% do consumo potencial de matérias-primas fósseis.

O design ecológico também foi aplicado nas embalagens dos smartphones, com caixas que usam apenas 0,3% de plástico. A tinta para colorir a caixa é a base de soja, com baixa toxicidade quando comparada com a tinta tradicional.

A marca não divulgou imagens. Por ora, o que se tem é apenas uma imagem da traseira vazadas por sites especializados de como deve ser a área das câmeras do GT2 Pro.

Segundo os sites 911 Mobiles e OnLeaks, este deve ser o visual da traseira do Realme GT2 Pro - Reprodução/911Mobiles e OnLeaks - Reprodução/911Mobiles e OnLeaks
Segundo os sites 911 Mobiles e OnLeaks, este deve ser o visual da traseira do Realme GT2 Pro
Imagem: Reprodução/911Mobiles e OnLeaks

Câmera ultrawide com 150° e modo olho de peixe

A segunda novidade anunciada para o GT 2 Pro é a câmera grande-angular (ultrawide) com campo de visão de 150º, a primeira do mercado. As lentes ultrawide são frequentemente usadas em fotografia de paisagens e edifícios, já que permitem a captura de uma perspectiva mais ampla em cada foto.

Com essa câmera, o Realme GT 2 Pro expande o campo de visão do telefone em 278%, se comparado aos 84° da câmera principal, e 20% se comparado aos 128° da câmera secundária.

O GT 2 Pro também será o primeiro aparelho com o modo fisheye integrado. Inspirados nas lentes olho de peixe da indústria fotográfica, este modo permite produzir perspectivas e efeitos de longa profundidade.

Realme GT2 Pro terá modo de câmera fish eye (olho de peixe) - Divulgação - Divulgação
Realme GT2 Pro terá modo de câmera fish eye (olho de peixe)
Imagem: Divulgação

Além dessas inovações, a câmera do novo topo de linha da empresa chinesa também trará o X3 Super Zoom e o Modo Estrelado, capaz de tirar fotos do céu noturno em alta resolução, presentes em telefones de gerações anteriores.

Antenas e mais antenas

Com foco na indústria de games, o GT 2 Pro também traz melhorias de sinal, com mais estabilidade e melhorando a experiência de conexão

O Realme GT 2 Pro está equipado com o Antenna Array Matrix System, um sistema de matriz de antenas que consiste em três tecnologias: um sistema de alternância inteligente de antenas, intensificador de sinal de wi-fi e tecnologia de comunicação por aproximação 360°.

A tecnologia de alternância de antenas é a primeira é de banda ultralarga do mundo (HyperSmart) e tem dois recursos principais: suporta até 48 bandas de frequência globais, cobrindo mais de 150 países e regiões pelo mundo; e um design de antenas com 12 pontos de transmissão de sinal.

Realme promete um sistema de matriz com antena que permitirá uma boa recepção de sinal wi-fi e 5G - Reprodução - Reprodução
Realme promete um sistema de matriz de antenas que permitirá uma boa recepção de sinal wi-fi e 5G
Imagem: Reprodução

Os designs mais comuns trazem 4 antenas, duas no topo e duas na base do telefone. Ao usar o smartphone na horizontal, o sinal delas pode ser barrado, gerando instabilidades de conexão. O GT 2 Pro, para resolver esse problema, foi desenvolvido com 12 antenas, capazes de captarem sinal em todas as direções com a mesma qualidade. Além disso, a tecnologia de alternância de antenas faz com que o aparelho monitore o sinal de todas as antenas simultaneamente e selecione aquela com o melhor sinal.

Segundo a apresentação, essa tecnologia é eficiente em locais de sinal fraco, como elevadores e estações de metrô. Os testes da empresa nestes locais mostraram que a tecnologia melhorou o sinal em 3dB (decibéis) em relação aos aparelhos da geração anterior de 4 antenas, uma melhoria de sinal de até 2 vezes. A tecnologia também promete otimizar o sinal 5G, reduzindo o lag (atraso) em locais de sinal fraco.

Em relação ao intensificador de wi-fi, o GT 2 Pro traz um design simétrico das antenas de Wi-fi para melhor balanceamento do sinal ao redor do smartphone. Isso significa que se a distância do roteador for constante, é possível receber a mesma qualidade de sinal de qualquer lugar do telefone. Nos testes da Realme, a estabilidade de sinal de Wi-fi apresentou uma melhoria de 20% quando comparado com um design assimétrico das antenas.

Além de tudo isso, o GT 2 Pro também chega com a tecnologia NFC 360°, uma otimização no sistema de comunicação entre aparelhos por proximidade, usados para pagamentos por aproximação por exemplo.

O smartphone possuirá três antenas principais que funcionam como transceptores de sinal NFC, aumentando a área de detecção em 500% e a distância de reconhecimento em 20%. Toda a parte superior do aparelho detecta sinais NFC em qualquer direção, facilitando o uso da tecnologia para cartões de crédito e smartphones.