Topo

Viciado no TikTok? Saiba como configurar alertas de uso em excesso do app

Flickr
Imagem: Flickr

De Tilt, em São Paulo

19/12/2021 11h38Atualizada em 08/06/2022 12h47

O algoritmo do TikTok pode fazer as pessoas ficarem por minutos vendo vídeos aleatórios dos mais distintos assuntos. Se você ou algum adolescente passam muito tempo no app, há uma possibilidade de "bloquear" o app após um período pré-definido. O desbloqueio só ocorre mediante a uma senha.

Por padrão, o app já exibe um "alerta" de quando alguém passa muito tempo no TikTok. Geralmente, aparece um vídeo em que diz: "Você está muito tempo no celular, faça uma pausa e coma um lance", junto com uma receita de um "lanche".

Mesmo assim, caso você queira ter um pouco mais de controle da sua experiência no app ou limitar o uso de algum filho ou parente jovem, aprenda abaixo como configurar a ferramenta de Gerenciamento de Tempo de Tela. O passo a passo vale tanto para quem usa o TikTok no Android como no iOS.

Como configurar alertas de uso do TikTok após determinado tempo

  • Toque em Perfil (na parte direita inferior) e, em seguida, vá ao menu de três listras (fica no lado direito superior) e escolha Configurações e Privacidade;
  • Acesse a opção Bem-Estar Digital e, na sequência, toque em Gerenciamento de Tempo de Tela;
  • Vá em "Defina um limite de tempo" e escolha uma das opções disponíveis: 40 minutos, 60 minutos, 90 minutos e 120 minutos;
  • Com a escolha feita, aparecerá o botão "Ativar" para habilitar o limite de tempo;
  • O app ainda pedirá para você configurar um código de acesso de quatro dígitos - apenas com a sequência numérica é possível retomar o uso convencional do app.
Passo a passo para configuração do gerenciamento de tela do TikTok - Reprodução - Reprodução
Passo a passo para configuração do gerenciamento de tela do TikTok
Imagem: Reprodução