Topo

Tem Android? Confira estas três dicas para melhorar privacidade no WhatsApp

Tim Hauswirth/ Pixabay
Imagem: Tim Hauswirth/ Pixabay

De Tilt, em São Paulo

19/12/2021 14h32

O WhatsApp é praticamente o app padrão de comunicação móvel no Brasil, e cada vez mais o serviço acaba sendo usado para aplicação de golpes ou importunação (como incluírem você em um grupo do nada).

Para ajudar os usuários do sistema Android a terem mais controle da experiência no app, separamos três dicas para quem se preocupa com privacidade.

1) Esconder foto de desconhecidos

Ainda que possa parecer uma função boba, alguns golpistas pegam fotos de vítimas e se passam por ela para solicitar dinheiro.

Por isso, é uma boa esconder a foto de contatos que você não conhece para reduzir a chance de alguém se passar por você.

  • Vá ao menu três pontinhos (fica no lado direito superior);
  • Escolha Configurações, na sequência Conta e, por fim, Privacidade;
  • Selecione Foto do perfil e escolha quem poderá ver seu perfil. O recomendado é Meus Contatos, mas é possível colocar "Todos", "Meus Contatos, exceto" e "Ninguém".

2) Bloquear convites para grupos

Esta configuração ajuda a reduzir a importunação de ser colocado num grupo do nada. É possível limitar que apenas contatos possam fazê-lo ou criar exceções, permitindo que apenas algumas pessoas possam colocá-lo em um grupo.

  • Vá ao menu três pontinhos (fica no lado direito superior);
  • Escolha Configurações, na sequência Conta e, por fim, Privacidade;
  • Escolha Grupos e selecione quem poderá lhe adicionar em grupos. As opções são "Todos", "Meus Contatos" e "Meus contatos, exceto" (caso você queira selecionar apenas quem você gostaria que lhe adicionasse em um grupo).

3) Pedir "dossiê" do WhatsApp

Caso você queira mais detalhes é possível pedir um relatório com as configurações de dados.

Importante ressaltar que este relatório não inclui as mensagens. Nele, o WhatsApp mostra informações como dispositivo que você usa, endereço IP usado, números que você bloqueou, versão do app, conexões via web ou desktop. No fundo, é um grande registro de atividades.

É mais para quem tem curiosidade para saber os tipos de dados que o WhatsApp mantém sobre você.

Para solicitar o relatório, vá em Configurações (menu três pontinhos no canto direito superior) > Conta > Solicitar Dados da Conta. Leva até três dias para ficar pronto (o app envia uma notificação)