Topo

Como recuperar uma conta do WhatsApp clonada ou roubada? Veja o que fazer

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

12/11/2021 16h25

Abrir link desconhecido recebido via SMS pode expor você a golpes. Golpistas costumam usar esta técnica para infectar celulares ou roubar dados das pessoas. No entanto, se você recebeu uma mensagem nos últimos dias que dizia "saiba como recuperar sua conta de WhatsApp caso ela tenha sido roubada" com uma URL encurtada, saiba que se trata de uma campanha oficial que leva para uma página de ajuda da plataforma de mensagens.

A mensagem enviada pelo número 40133 é parte da campanha "#FiqueEsperto", uma parceria entre Ministério das Comunicações, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), entidades de diferentes setores (como o bancário e o de telecomunicações) e plataformas, como o próprio WhatsApp.

Criada em 2020, a iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre segurança na internet. Por essa razão, são enviadas mensagens com dias, levando para links oficiais de rede sociais ou instituições reconhecidas, como o CEPTRO.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações), entidade ligada ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

O golpe em que se envia uma mensagem chamativa com um link malicioso é chamado de phishing. É comum que golpistas usem, por exemplo, falsas promoções, atualizações de cadastro, ofertas de emprego e notícias sobre celebridades para atrair a vítima. Ao clicar, um malware pode ser instalado no celular para obter informações pessoais, como dados bancários.

Mensagem com dica de segurança de WhatsApp da campanha #FiqueEsperto - Reprodução - Reprodução
Mensagem com dica de segurança de WhatsApp da campanha #FiqueEsperto
Imagem: Reprodução

Segundo a empresa de segurança Kaspersky, o Brasil é líder mundial em ataques de phishing. Na sequência da lista vem Portugal, França, Tunísia e Guiana Francesa.

Sobre a mensagem enviada pela campanha #FiqueEsperto, trata-se apenas de um link para uma página de ajuda do WhatsApp com o título "Contas roubadas". Lá é explicado como melhor se proteger de tentativas de golpes. Não há necessidade de incluir nenhuma informação para ter acesso ao site.

Na íntegra, a mensagem diz: "#FiqueEsperto, saiba como recuperar sua conta de Whatsapp caso ela tenha sido roubada. Veja como no site fb.me/WABR".

De acordo com a Conexis (entidade que representa as operadoras de telefonia), as mensagens do #FiqueSabendo são enviadas para todos os usuários de serviços móveis por se tratar de utilidade pública. Caso alguém não queira receber estes avisos, basta enviar um e-mail para fe@conexis.org.br pedindo para ser excluído da corrente.

Como evitar que conta do WhatsApp seja roubada

O WhatsApp sugere algumas medidas de segurança para evitar o roubo de contas:

- Nunca compartilhar código de confirmação do WhatsApp recebido por SMS com amigos ou familiares

- Ative a confirmação em duas etapas para inserir uma camada a mais de segurança

Para isso, vá em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas. Por fim, crie um PIN (conjunto de códigos numéricos) que será solicitado de tempos em tempos

- Desconfie de pessoas pedindo dinheiro via mensagem e sempre ligue para confirmar antes de fazer qualquer tipo de transferência.

A rede também sugere que você configure que apenas seus contatos vejam sua foto de perfil.

Para isso, vá em Configurações > Conta > Privacidade > Foto de perfil e selecione Meus Contatos

Minha conta do WhatsApp foi roubada. E agora?

A plataforma sugere tentar desconectar o golpista. Saiba como:

- Entre no WhatsApp com seu número de telefone e confirme o código de seis dígitos que chegar por SMS. Assim, diz a rede, a pessoa que estiver com sua conta será desconectada;

- Se você desconfia que alguém está usando sua conta, é possível desconectar todos os aparelhos conectados.

Android/WhatsApp Web: vá ao menu Mais opções (fica no lado direito superior e é identificado com três pontinhos) > Aparelhos Conectados e escolha os que você quiser desconectar

iOS: vá em Configurações > Aparelhos Conectados e escolha os que você quiser desconectar