Topo

De olho na geladeira: confira 3 dicas para economizar na conta da energia

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Tilt, em São Paulo

24/10/2021 13h12

Você sabia que, dentro da cozinha, a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais demandam consumo de energia elétrica?

Quanto maior a capacidade da geladeira, maior é o gasto na conta da energia. Ainda que os modelos mais recentes sejam considerados mais eficientes, vale conferir estas três dicas para melhor uso deste equipamento para não deixá-lo gastar ainda mais energia do que o necessário.

Evite abrir a geladeira o tempo todo

Costuma abrir a porta da geladeira e ficar lá parado por um tempão, seja para escolher algo para comer ou apenas para pensar (acredite: muita gente faz isso)? Abandone esse hábito.

O ar frio interno escapa, e o ar externo — que está em uma temperatura mais elevada — entra, fazendo com que o motor tenha que trabalhar mais para resfriar, gerando um maior consumo de energia.

Não guarde alimentos quentes

Quem nunca levou o brigadeiro que acabou de sair da panela diretamente para o freezer para que ele esfriasse logo? Esse hábito faz a sua geladeira consumir mais energia do que o normal.

Os alimentos quentes elevam a temperatura interna da geladeira, exigindo um aumento na potência consumida no compressor para retornar à temperatura ao patamar desejado.

Por isso, o ideal é esperar o alimento esfriar naturalmente antes de colocar dentro de algum compartimento do refrigerador.

Confira o estado das borrachas de vedação

As borrachas que fazem a vedação da porta da geladeira são fundamentais para manter a temperatura e, assim, evitar que seu refrigerador gaste mais energia do que o necessário para ficar na temperatura padrão.

Por isso, é sempre bom dar uma olhada se a vedação, sobretudo nas geladeiras que são mais antigas, está funcionando corretamente.

Um teste prático é colocar uma folha de papel e fechar a porta do refrigerador. Puxe o papel lentamente. Se a folha sair sem qualquer dificuldade, sem oferecer resistência, é preciso trocar a borracha da porta da geladeira.