Topo

Teams 'atento' com IA: 6 novidades da Microsoft para facilitar home office

Microsoft Teams ficará mais atento e saberá isolar participantes numa reunião híbrida (parte presencial, parte remota) - Divulgação/Microsoft
Microsoft Teams ficará mais atento e saberá isolar participantes numa reunião híbrida (parte presencial, parte remota) Imagem: Divulgação/Microsoft

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

09/09/2021 12h00

Você conhece uma pessoa que atropela a outra quando está falando durante a reunião? Tem dificuldade de saber quem está falando com as imagens pequenas que aparecem das pessoas na tela do computador? Se você respondeu sim para essas questões, a Microsoft anunciou nesta quinta-feira (9) um pacote de novidades que promete facilitar o dia a dia, principalmente no home office.

Com a aposta de que o futuro do trabalho pós-pandemia será híbrido — parte em casa, parte no escritório—, a empresa lançou novos recursos para suas ferramentas de produtividade. A partir de agora, o programa de videochamada Teams ficará mais atento em reuniões presenciais que estejam sendo compartilhadas por vídeo com quem trabalha de casa.

O Teams terá suporte a câmeras inteligentes, que dão zoom na pessoa que está falando durante uma reunião, focando tanto vídeo quanto áudio apenas nela. O rastreamento é realizado por inteligência artificial (IA), que será ativada a partir de gestos da pessoa que está falando.

Além disso, o aplicativo irá notificar quando você (ou outro participante) estiver atropelando alguém que estiver tentando falar.

Outra novidade no Teams está relacionada ao PowerPoint. O programa ganhará uma nova função chamada "Cameo", permitirá a quem está apresentando "colocar" a sua câmera do Teams no meio dos slides enquanto faz apresentação em tempo real.

O novo recurso, que deve ser liberado no começo de 2022, permitirá que você personalize como e onde deseja aparecer durante sua apresentação de slides. "Apresentações híbridas não são apenas sobre entrega de conteúdo, mas também envolvem a audiência, com pistas não verbais, como reações faciais e gestos", diz o comunicado da empresa.

'Estou em casa'

Outro recurso que a Microsoft anunciou é em relação aos avisos no Outlook. A partir de agora, os convidados para determinadas reuniões podem especificar se irão participar pessoalmente ou remotamente, o que permitirá que os organizadores do evento calculem melhor e tomem as providências necessárias para aquele encontro.

Além disso, a Microsoft anunciou uma nova ferramenta de RH chamada Microsoft Viva Connections, que facilitará a vida dos gestores na hora de concentrar informações de comunicação interna e documentos pendentes para funcionários de uma empresa.

Vagas no Linkedin

A empresa também anunciou novidades para sua rede social corporativa, o LinkedIn. Em breve, será possível configurar anúncios de vagas restritos para a condição "apenas remoto", "presencial" ou "híbrido", tanto para quem procura quanto para quem anuncia.

As vagas de emprego anunciadas na rede social também poderão incluir a informação a respeito do futuro: se os trabalhadores irão voltar para um escritório em algum momento, ou se permanecerão trabalhando remotamente —ou de maneira híbrida.

"A variante Delta em evolução está obrigando muitos de nós a ajustar os planos para reabrir locais de trabalho. É um lembrete gritante de que este é o novo normal", diz o comunicado da empresa.