PUBLICIDADE
Topo

'Rotatólia': motorista surpreende passageiros ao usar Waze com voz do filho

Passageira grava trecho de orientações de filho no Waze para motorista do Uber - Reprodução
Passageira grava trecho de orientações de filho no Waze para motorista do Uber Imagem: Reprodução

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

29/07/2021 04h00

Podia ter sido um dia comum na volta para casa depois de uma consulta médica, mas o trajeto feito via Uber pela estudante de veterinária Camila Mayner, 18, encheu o coração dela de fofura: a voz das instruções do GPS era a do filho pequeno do motorista.

Na gravação usada no aplicativo Waze, o garotinho falava: "Vire à esquerda, papai". O que já era inusitado ficou ainda mais quando o pequeno deu as orientações para o pai pegar a "rotatólia".

O "fofurômetro" explodiu nessa hora, segundo Camila, que vive em de Timon, no Maranhão, cidade perto de Teresina (PI).

Camila Mayner - Reprodução - Reprodução
Camila Mayner
Imagem: Reprodução

"Achei muito lindo, toda vez que vinha uma instrução, ele ria, todo feliz", disse a Tilt.

Sobre o motorista, Camila só sabe que ele se chama José e que, com mais de 4 mil corridas na conta, mantém sua avaliação em cinco estrelas. A voz do filho pequeno talvez o ajude a manter a calma no trânsito, não é?

A viagem foi tão inusitada que o relato de Camila na internet viralizou. Ele foi compartilhado no perfil Uberdepre, que mistura histórias de humor ligadas às vivências dos motoristas de aplicativos. Até o momento, conta com 91,6 mil curtidas.

Camila conseguiu capturar alguns segundos da fofura:

Gostou da ideia de mudar a voz do Waze?

O popular aplicativo de navegação do Google dá diferentes opções para a navegação. Uma das mais recentes a entrar na lista foi a do economista e ex-BBB "Gil do Vigor". É possível dirigir com frases como: "Tudo pronto, Brasil! Vamos vigorar juntos"; "Oxe! Que trânsito lascado!"; e "Vou ficar indignado se você não pegar a primeira saída", entre outros bordões.

Uma outra opção é você fazer como o motorista que a Camila conheceu, e gravar a voz de alguém conhecido — ou a sua própria voz, caso não goste de receber ordens de mais ninguém. A funcionalidade está dentro do aplicativo.

Confira abaixo onde encontrá-la:

  1. Com o aplicativo aberto, toque em "Meu Waze" na parte inferior da tela;
  2. No menu que se abre à esquerda, toque no ícone de engrenagem para ir às configurações;
  3. Selecione "Voz e som";
  4. Clique em "Voz Waze";
  5. Vá para a opção "Gravar nova voz".

A partir daí, basta colocar seu talento de navegador de app de trânsito para fora. O processo pode parecer trabalhoso, mas na prática não é muito.

O Waze vai oferecer todos os possíveis comandos de direção para você gravar com a sua voz ("vire à direita", "saia à esquerda", "em um quilômetro", etc) e o tempo máximo que a gravação deve ter (geralmente até três segundos).

Não é necessário gravar todos os comandos se não quiser, apenas os que são utilizados com mais frequência. Depois de configurados, é só salvar e selecionar o seu conjunto de voz como voz principal do Waze.

Mas lembre-se: é importante falar com clareza os comandos, mesmo que você faça gracinhas na hora de falar. Esses serão os comandos que vão ajudar em sua navegação pelas ruas daqui para frente via o aplicativo.

É bom lembrar que nessa opção você não vai ouvir o nome das ruas no aplicativo — esse recurso só existe em uma das narrações em português.

E tem mais: se você gostou do resultado da narração, pode até compartilhá-la com familiares e amigos. Está aí uma boa ideia para mandar a voz do seu filho para o vovô ou para a madrinha. Eles certamente vão amar!