Topo

Conjunção de Vênus e Marte será visível nesta segunda; veja como observar

Marte (foto) e Vênus vão parecer próximos ao serem observados a partir da Terra - Divulgação/Nasa
Marte (foto) e Vênus vão parecer próximos ao serem observados a partir da Terra Imagem: Divulgação/Nasa

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

12/07/2021 16h23

Esta semana começa com uma bela chance de observação astronômica . Os planetas Vênus e Marte estarão bem próximos e visíveis no início da noite desta segunda-feira (12) e de amanhã (13). Um belo espetáculo para ser visto a olho nu, de qualquer lugar.

Esse tipo de aproximação relativa é chamado de conjunção pelos astrônomos, mas não quer dizer que os dois planetas estejam de fato próximos no espaço. O que acontece é que, de acordo com nosso ponto de vista aqui da Terra, eles surgem com certa proximidade.

Tudo pode ser visto a olho nu mas, com um binóculo ou uma pequena luneta, a observação pode ser ainda mais interessante. E vale lembrar que a órbita de Vênus e Marte é separada pela da Terra.

Quer saber como observar? Confira as dicas abaixo:

Hoje

Olhe para a região oeste (onde o Sol se põe) por volta das 18h para ver a conjunção. Vênus será o ponto mais brilhante do céu, como uma grande estrela com brilho bem fixo. Marte, muito menor e avermelhado, estará logo acima, à esquerda.

O espetáculo fica ainda mais bonito com a participação da Lua no início da fase crescente. Bem fininha, ela vai parecer um sorrisinho mais acima e à direita dos planetas.

"Será uma paisagem celeste muito especial", afirma Julio Lobo, astrônomo do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini. A janela de observação é bem curta, até aproximadamente 19h quando os planetas se põem.

Conjunção entre Vênus e Marte - Julio Lobo/Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini - Julio Lobo/Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini
Conjunção entre Vênus e Marte
Imagem: Julio Lobo/Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

Amanhã

É na terça-feira que ocorre o auge da conjunção: os dois planetas estarão separados por apenas 0,5 grau de distância na abóbada celeste. Isso é muito próximo. Ou seja, um fenômeno bem interessante e bonito.

O esquema é o mesmo: olhe para o horizonte oeste ao pôr do sol, entre 18h e 19h. Desta vez, Marte estará colado bem à esquerda de Vênus. A Lua já estará mais grossinha e afastada.

Em ambos os dias, a dica é procurar o local com maior visibilidade a oeste, de preferência mais alto.

Mitologia

A conjunção entre os dois planetas tem significados especiais, principalmente para a mitologia greco-romana. Vênus é conhecido como a Deusa do Amor (ou Afrodite), e Marte como o Deus da Guerra (ou Ares). Os dois eram amantes — um amor quase impossível.

"Marte contratou o jovem Alectrion para guardar seus encontros, acordando-os todas as manhãs. Um belo dia, o guardião cochilou e o Sol (Hélio) flagrou a traição, e contou tudo para o marido de Vênus, Vulcano (Hefesto), que os aprisionou", explica Lobo.

"Depois de serem libertados, Marte transformou Alectrion em um galo, com a obrigação de cantar sempre de madrugada, antes de o Sol nascer". Ou seja: o galo canta para acabar com o encontro de Vênus e Marte que poderemos ver hoje e amanhã.