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Chega de papel! Saiba como pedir sua Carteira de Trabalho digital

Carteira de Trabalho digital - Ministério da Economia/Divulgação
Carteira de Trabalho digital Imagem: Ministério da Economia/Divulgação

Lucas Santana

Colaboração para Tilt

13/06/2021 04h00

Desde 2019 os brasileiros podem utilizar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital — o documento físico deixou de ser emitido nesse mesmo ano.

Assim como na carteira de trabalho física, o documento digital registra todas as informações sobre o histórico profissional do trabalhador e tem validade oficial.

A carteira física continua valendo para quem já tinha o documento. Para os novos trabalhadores, fica valendo a nova versão digital.

Como solicitar minha carteira de trabalho digital?

É possível emitir sua CTPS digital por meio de um sistema do governo. Confira o passo a passo:

  • Digite acesso.gov.br no seu navegador
  • Se você nunca tiver registrado nada nesse sistema do governo, clique em "Criar sua conta"
  • Preencha todos os dados pedidos pelo cadastro
  • O sistema vai pedir uma forma de ativação do cadastro: selecione entre mensagem SMS no seu celular ou via email
  • Você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro e deverá cadastrar uma senha a seguir.

A próxima etapa é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na sua loja de aplicativos.

Se você usa um celular Android, vá até a Play Store e busque pelo aplicativo oficial digitando "CTPS Digital". Se você usa iPhone, vá até a App Store e busque pelo mesmo termo.

Preste atenção ao nome do autor do aplicativo na loja, que deve se chamar "Governo do Brasil". Há muitos aplicativos não oficiais que tentam imitar o app do governo.

CTPS digital 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Baixei o aplicativo. E agora?

O próximo passo é acessar o app no celular. Assim que abri-lo o sistema pedirá seu CPF e a senha cadastrada na etapa anterior.

Depois, confirme algumas informações como data de nascimento e nome da mãe. Pronto, você já consegue acessar as informações básicas sobre seus últimos registros profissionais.

Carteira de trabalho digital 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para acessar informações detalhadas, o sistema pode pedir outras informações para confirmar sua identidade, por exemplo: o nome da última empresa que você trabalhou, o ano do último registro e se recebeu algum benefício do INSS. Cuidado ao confirmar essas informações, pois o preenchimento incorreto pode bloquear o seu acesso.

A emissão da Carteira de Trabalho Digital não exclui a validade do seu documento físico. Guarde sua carteira de trabalho comum para ter acesso aos registros mais antigos e para ter acesso à anotações como férias e dados sobre seu 13º salário.