Topo

WhatsApp Web ou Telegram Web: qual é a melhor plataforma para usar no PC?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

28/03/2021 04h00

WhatsApp ou Telegram? Estes dois aplicativos de mensagens têm disputado a popularidade do público há anos. Mas desta vez o assunto aqui é a versão Web/Desktop dos dois serviços.

Nas duas plataformas para PCs você encontra os recursos básicos presentes nos apps para celulares. Mas qual é o melhor? Tilt fez um comparativo para ajudar a você a decidir.

Acesso

Para acessar o WhatsApp Web é preciso usar o celular para escanear o QR Code. Após entrar pela primeira vez, a sessão pode ficar salva no computador, não precisando repetir o escaneamento nas próximas vezes.

Entretanto, para manter a sessão ativa é necessário estar com o smartphone conectado à internet o tempo todo, assim como o PC. O que pode ser um ponto positivo no quesito segurança.

Para acessar o Telegram Web há duas opções: fazer o escaneamento do QR Code usando o aparelho móvel ou inserindo o número de telefone. Na segunda opção, um código de verificação será enviado para o seu celular. Ele deverá ser inserido na versão Web.

E é aqui que entra uma das principais diferenças entre as plataformas. Para usar o Telegram pelo PC, não é necessário estar com o celular conectado à internet, porque as conversas são armazenadas em nuvem. Isso traz mais praticidade. Se a bateria do celular acabar, você ainda pode usar o serviço tranquilamente.

O ponto positivo para segurança é que o Telegram permite a definição de senha. Com isso, é preciso informá-la para usar o programa no PC.

Layout

A interface das plataformas é bem parecida. A tela é dividida em duas: do lado esquerdo você encontra a lista de contatos e conversas. Do lado direito, está o chat.

O WhatsApp, além de disponibilizar opções para a mudança de tema, entre claro e escuro, permite alterar a cor do plano de fundo, disponibilizando 25 tons e os Doodles (fundos de tela pré-definidos com cores, rabiscos e desenhos).

O Telegram tem mais opções de personalização. Você encontra quatro temas diferentes (Clássico, Dia, Tingido e Noite), e uma gama de cores para alterar o plano de fundo. Além disso, você consegue escolher um papel de parede tanto da galeria da plataforma quanto dos arquivos do PC.

Recursos

O WhatsApp Web oferece as principais funções básicas da sua plataforma: troca de mensagens, mensagens de voz e fotos e vídeos de até 100 MB, administração de grupos e visualização dos Status. Além disso, é possível enviar GIFs e emojis. e acessar e enviar suas figurinhas. A versão Desktop do WhatsApp também permite fazer ligações de áudio e vídeo.

O Telegram também permite, além das trocas de mensagens e mídias de 2GB, ligações de áudio e vídeo, integração de robôs automatizados nas conversas, exportar histórico do chat, entre outras configurações.

Segurança

No quesito segurança, o WhatsApp acaba saindo na frente por contar da criptografia de ponta a ponta em todas as conversas. Essa tecnologia oferece maior segurança, porque permite que apenas você e a pessoa com quem está conversando possa ler ou ouvir as mensagens trocadas. Há ainda o ponto apresentado no primeiro tópico: conexão do celular com a internet durante a sessão no navegador.

Por mais que o Telegram não tenha a encriptação ponta a ponta na sua versão Web, a plataforma conta com a definição de senha de bloqueio para acessar a sessão no navegador e a verificação de duas etapas.

Afinal, qual é o melhor?

Cada uma tem seus prós e contras. Enquanto o WhatsApp Web se destaca pela criptografia e por ser usado por todo mundo, o Telegram Web é tecnicamente melhor no quesito recursos, pois tem mais que o seu concorrente.

Portanto, o melhor serviço será aquele que se enquadra nas suas preferências e necessidades. Se você preserva a privacidade acima de tudo, melhor o WhatsApp; se gosta mais de variedade de recursos, vá de Telegram. Suas versões web são bons espelhos dos pontos fortes e fracos dos respectivos aplicativos para celular.