PUBLICIDADE
Topo

App


Novo recurso do Google Fotos vai transformar fotos comuns em imagens 3D

Free-Photos/ Pixabay
Imagem: Free-Photos/ Pixabay

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

19/12/2020 04h00

O Google Fotos ganhará um novo recurso para quem gosta de apreciar imagens dos momentos inesquecíveis da sua vida. Chamada de "Cinematic Photos", a função irá transformar as fotos 2D em imagens 3D. O lançamento deve ocorrer no início do próximo mês.

Para criar esse efeito, o Google fará uso de aprendizado de máquina —um ramo da inteligência artificial que faz com que sistemas aprendam, com base em dados, a identificar padrões e realizar ações com a mínima intervenção humana possível.

O sistema será capaz de prever a profundidade de uma imagem e produzir uma representação 3D. Até mesmo fotos que não incluam informações de profundidade de câmera poderão ser transformadas, segundo Jamie Aspinall, gerente de produtos do Google Fotos. Feito isso, a imagem irá ganhar um efeito panorâmico suave "exatamente como nos filmes".

O usuário não precisa ter nenhum conhecimento de edição de imagem. O Google Fotos criará as fotos 3D automaticamente, que estarão em seus destaques recentes logo no topo do aplicativo.

As fotos 3D poderão ser compartilhadas em formato de vídeo diretamente do Google Fotos.

Outras atualizações

O Google Fotos também vai trazer novos layouts de colagem, mais ricos e artisticamente projetados, todos usando IA.

Google Fotos novo layout - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Outra novidade será o reconhecimento e o destaque de imagens com pessoas importantes na vida do usuário, além de locais e atividades favoritos.

Para evitar lembranças indesejadas, o usuário poderá ocultar pessoas e períodos de tempo específicos para que não apareçam em suas memórias.