Topo

Veja como ajustar celular Android se relógio mudar para horário de verão

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

De Tilt, em São Paulo

31/10/2020 12h40

O Google enviou comunicado à imprensa nesta sexta (30) alertando para a possibilidade, ainda que pequena, de alguns celulares com o sistema operacional Android alterem o relógio para o horário de verão, extinto no ano passado em todo o Brasil.

Segundo a empresa, as várias mudanças no horário de verão brasileiro nos últimos anos complicam a vida de aparelhos velhos que usam o Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet). É nesse banco que celulares, computadores e outros itens conectados puxam dados para estarem sempre com a hora certa, incluindo as alterações de horário de verão.

Em 2020, o "falecido" horário seria no primeiro domingo de novembro, devido a uma decisão do governo federal de 2017 —no ano seguinte, a mudança já estava valendo. Ou seja, à meia-noite deste domingo (1º).

Segundo o Google, celulares com versões anteriores ao Android 10 podem ser atualizados de forma errada. Essas versões do sistema não contam com um recurso novo que facilita a atualização do banco de dados da Iana. Celulares mais antigos passaram por isso há duas semanas porque mudaram para o horário de verão levando em conta o terceiro domingo de outubro —como era antes de 2017.

Para se antecipar ao erro, você pode seguir estes passos:

  • Entre no menu Configurações do celular;
  • Clique em "Sistema";
  • Clique em "Data e Hora" ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu "Sistema");
  • Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".