PUBLICIDADE
Topo

Aplicativo japonês permite interação de torcedor mesmo em jogos sem público

Tecnologia promete fazer com que jogadores acompanhem reações da torcida em casa - Reprodução/Youtube
Tecnologia promete fazer com que jogadores acompanhem reações da torcida em casa Imagem: Reprodução/Youtube

De Tilt, em São Paulo

27/05/2020 12h29

O Japão pode dar uma solução interessante ao período de jogos sem público que se seguirá à pandemia do coronavírus, algo que já vem acontecendo em países como a Alemanha no futebol. Um aplicativo em testes no país promete fazer com o que os torcedores consigam interagir com os jogadores direto de suas casas.

O aplicativo "Torcedor Remoto", da Yamaha, é programado para dar a opção ao torcedor de transmitir gritos de incentivo, aplausos, vaias, cantos da torcida e até comemorações de gol para o local onde se realiza a partida. Os jogadores receberão as manifestações através de caixas de som posicionados à beira do campo ou quadra e em partes do espaço destinado ao público.

"Com a possibilidade de jogos sem torcida e restrições à torcida em mente, eu acho que esse sistema vai encorajar jogadores no campo ao fazê-los sentir como se seus fãs e torcedores estivessem próximos", explicou Hiromi Yanagihara, da divisão de estratégia de negócios do Campeonato Japonês de futebol.

Embora mirando o futebol, o aplicativo também poderá ser usado para outros esportes, como o beisebol, muito popular no Japão. Para isso, a tecnologia promete dar aos espectadores a possibilidade de escolherem em qual torcida ficarão, da casa ou visitante, e em qual local da arena esportiva, dando mais realismo à iniciativa.

Um teste de campo do aplicativo já foi feito nas últimas semanas, em um estádio com capacidade para 50.000 pessoas na cidade de Shizuoka. A arena é a casa dos clubes Júbilo Iwata e Shimizu S-Pulse no Campeonato Japonês.