Topo

Artista colore digitalmente foto de Olga Benário e mais figuras históricas

Raphael Evangelista

Colaboração para Tilt, em São Paulo

06/01/2020 18h22

Uma das imagens mais conhecidas de Olga Benário acaba de ganhar uma nova "vida" graças a colorista digital Marina Amaral, que resgata fotos antigas em preto e branco, aplicando técnicas de restauração e colorização.

Em 2004, a biografia dela foi apresentada nos cinemas e ela foi vivida pela atriz Camila Morgado. Se você não lembra desta história, aqui vai um breve resumo:

Olga Benário nasceu na Alemanha em 1908 e desde cedo se interessou pelo comunismo. Falava quatro idiomas, saltava de para-quedas, era uma excelente amazona e sabia pilotar aviões. No começo dos anos 1930, ela estava na então União Soviética e fazia parte da Internacional Comunista. Graças a seus talentos, ela foi designada para ser parte do grupo de estrangeiros que viria ao Brasil ajudar o Partido Comunista Brasileiro a se desenvolver e participar do movimento da Intentona Comunista, que tinha como objetivo tentar derrubar Getúlio Vargas.

Foi quando ela conheceu o revolucionário Luís Carlos Prestes, que viria a ser seu marido e pai de sua filha Anita. Olga foi presa no Brasil, entregue para a Alemanha Nazista pelo governo de Getúlio Vargas em 1936 e assassinada em uma câmara de gás com mais 199 prisioneiras aos 34 anos.

O trabalho de Marina, que impressionou os internautas do Twitter, não se limita apenas a colorizar as imagens. Ela também usa um extenso trabalho de pesquisa histórica para poder determinar quais são as cores exatas a serem aplicadas em cada parte de uma fotografia.

Além de mostrar o seu trabalho concluído em comparação a foto original em suas redes sociais, ela também gosta de contar um pouco da história da pessoa retratada para que seus seguidores entendam a relevância e importância de sua obra.

Assim como a imagem de Olga, outras figuras históricas também foram colorizadas por Marina, como a aviadora Amelia Earhart.

A escritora Carolina Maria de Jesus ao lado da atriz Ruth de Souza.

O gênio linguarudo, Albert Einstein.

O arquiduque austríaco Franz Ferdinand.

Os pais da aviação ao lado de Santos Dumont, os Irmãos Wright.

E também o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill.