Topo

Precisa organizar um evento? Veja aplicativos que podem salvar sua pele

Aplicativos podem ajudar na hora de organizar eventos pessoais e corporativos - iStock
Aplicativos podem ajudar na hora de organizar eventos pessoais e corporativos Imagem: iStock

Laura Martins

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/12/2019 04h00

Fazer uma festa para os amigos ou um evento no trabalho dependem bastante da organização e controle nas mãos de quem organiza. Mas a tecnologia está do nosso lado. Aplicativos que controlam orçamentos, os convidados e as tarefas ligadas à produção do evento são ferramentas poderosas.

Os apps abaixo podem ajudar antes, durante e após o evento —além de outros detalhes que não podem ser esquecidos. Confira:

Trello

Trello: Aplicativos para produtores de eventos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Trello é um aplicativo que ajuda no gerenciamento de projetos. Nele, você pode informar as tarefas que precisam ser feitas, quem é o responsável, qual é o deadline e quaisquer outros detalhes necessários. Um dos grandes pontos positivos, na minha opinião, é de que ele pode ser organizado da maneira que os usuários desejarem. Como por exemplo: organizar as tarefas em "Para fazer", "Em andamento" e "Concluídas". O usuário pode usar cores e marcadores diferentes para se organizar.

Evernote

Evernote: Aplicativos para produtores de eventos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Reúna suas anotações, fotos, páginas da internet, áudio e o que mais quiser no Evernote. Ele é o meu aplicativo preferido para quando preciso reunir diversas informações de maneiras diferentes. Ele também pode ser usado para organizar um evento. Ele permite, ainda, que as anotações sejam divididas por categorias, e mais de um dispositivo consegue acessar todo o conteúdo após sincronizado. Se quiser, também pode compartilhar informações importantes facilmente com outras pessoas.

Orçamento Fácil

Orçamento Fácil: Aplicativos para produtores de eventos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não só a organização de tarefas e equipes é um desafio na produção de eventos. O controle de orçamento também é um dos pilares para o sucesso. Com o aplicativo Orçamento fácil, o usuário consegue visualizar todo o fluxo de dinheiro de acordo com as categorias escolhidas. Ele também permite fazer diferentes contas e separar os débitos por cartão de crédito. Para não perder o controle de nada, o sistema gera gráficos para comparar despesas e rendimentos.

  • Gratuito (mas com versão paga)
  • Disponível para Android e iOS

Canva

Canva: Aplicativos para produtores de eventos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quer criar artes para divulgar o seu evento nas redes sociais ou até fazer um convite? O Canva é um dos mais conhecidos —e práticos— aplicativos para criar imagens mais trabalhadas. Existem formatos prontos, mas você pode criar o seu do zero. Bastante intuitivo, você não terá dificuldade para usá-lo. Dá para escolher fotos, fontes de texto, e adaptá-las para diferentes formatos. Ele é separado por tipo de artes (convite, stories, Instagram, WhatsApp, entre outros).

  • Gratuito (versão paga oferece mais opções)
  • Disponível para Android e iOS

Survey Monkey

Survey Monkey: Aplicativos para produtores de eventos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A análise de resultado de um evento pode ser feita por meio de uma pesquisa com os convidados. Acredito que o Survey Monkey é uma das ferramentas gratuitas mais completas para isso. Ele permite fazer até dez perguntas em diferentes formatos (cascata, múltipla escolha, caixa de texto, entre outros) e a análise de até as 100 primeiras respostas. Caso a sua necessidade esteja além disso, pode usar as versões pagas da plataforma.

  • Gratuito (opção paga oferece mais recursos)
  • Disponível para Android e iOS

Pro Party Planner

Pro Party Planner: Aplicativos para produtores de eventos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Apesar de não ser gratuito (custa R$ 18,90), o Pro Party Planner é um aplicativo completo para quem trabalha com produções de eventos. Ele centraliza todas as informações do evento em um só lugar, incluindo o envio de convites e RSVP, compartilhamento com assistentes ou colegas de equipe para divisão de tarefas, criar plano de assentos de mesas, check-in de pessoas na festa, gerenciamento de orçamento, entre outros. Se você puder investir um pouco mais, é uma boa escolha.

  • Pago (R$ 18,90)
  • Disponível para iOS

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS