Topo

Trabalhando como freelancer? Conheça 5 aplicativos para ter em seu celular

Aplicativos ajudam na organização, nas contas e na otimização do tempo - DragonImages/Getty Images/iStockphoto
Aplicativos ajudam na organização, nas contas e na otimização do tempo Imagem: DragonImages/Getty Images/iStockphoto

Laura Martins

Colaboração para Tilt, em São Paulo

03/11/2019 04h00Atualizada em 02/12/2019 16h28

Sem tempo, irmão

  • Número de trabalhadores que fazem trabalho temporário cresceu 70% na América Latina
  • Esta lista traz os app que todo freelancer deveria ter no celular para ajudar nesta missão
  • São serviços como Evernote, Wunderlist, Toggl, Qipu e Husky

Ser freelancer é comum em diversos ramos. Até mesmo quem tem emprego fixo às vezes tenta fazer uma grana extra com trabalhos temporários. De acordo com o Relatório de Trabalho Independente e Empreendimento divulgado no último ano, houve um crescimento de 70% no número de profissionais que fazem "freelas" em toda a América Latina.

Levando esse dado importante de mercado em consideração, Tilt decidiu pesquisar aplicativos que todo freelancer deve ter em seu celular.

Evernote

Evernote: aplicativos para freelancer - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A ferramenta é bem popular e é interessante para ajudar a organizar a vida profissional (a pessoal também dá). Ela funciona como um planejador que integra listas, lembretes, anexo de documentos etc. É possível usar fotos, vídeos, áudios e ainda organizar recibos, contas de banco. Pode ser usado como um grande caderno digital.

O aplicativo funciona sincronizado com diferentes dispositivos (celular, computador, tablet). Na versão premium, é possível sincronizar um número ilimitado aparelhos e fazer até 10 GB de upload por mês.

Wunderlist

Wunderlist: aplicativos para freelancer - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nem sempre é fácil se organizar e trabalhar com os deadlines de cada trabalho a ser entregue. Para ajudar nessa missão, o Wunderlist é focado na criação de listas de tarefas que podem ser acessadas tanto do computador quanto do celular, assim como dividir o trabalho e delegar afazeres, definir lembretes de prazos e organizar diferentes trabalhos.

Toggl

Toggl: aplicativos para freelancer - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

É um aplicativo de gerenciamento de tempo de acordo com cada trabalho feito. Ou seja, ele rastreia o tempo para analisar o tempo gasto x o valor recebido no fim de cada mês. Assim, fica fácil o freelancer entender onde está gastando seu tempo e dividi-lo melhor por projetos, clientes e tarefas.

Qipu

Qiup: aplicativos para freelancer - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Criado pelo Sebrae para auxiliar quem tem MEI (Microempreendedor Individual), ele ajuda - e muito - quem tem uma pequena empresa a fazer todo o controle de despesas e vendas. Além de emitir nota fiscal, boletos, a plataforma verifica pendências com a Receita Federal e possui até serviço de contabilidade online para MEI.

Husky

Husky: aplicativos para freelancer - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Útil para quem precisa receber pagamentos profissionais de empresas estrangeiras, o Husky suporta pagamentos enviados de mais de 200 países e em 37 moedas. Enquanto o mercado tradicional cobra várias taxas para esse tipo de serviço, a empresa trabalha com uma porcentagem dinâmica que é reduzida pela indicação de amigos, chegando até à taxa zero, ou gerando cashback (reembolso) para seus clientes.

A empresa também introduziu recentemente o conceito de companhia digital, oferecendo serviços de contabilidade, assessoria jurídica e tributária, reduzindo a burocracia que um profissional liberal enfrenta para atender clientes brasileiros ou internacionais.

  • Gratuito (para baixar - com taxas para os serviços)
  • Disponível para iOS e Android

Todo domingo, Tilt mostra os melhores apps de algum tema para você baixar e aproveitar no celular.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS