Topo

No limite! Tênis vai ser testado pela primeira vez no espaço

iStock
Imagem: iStock

De Tilt, em São Paulo

05/11/2019 14h51

A marca de material esportivo Adidas anunciou hoje uma parceria de longo prazo com o Laboratório Nacional dos EUA da Estação Espacial Internacional, que deve incluir testes de novos modelos de tênis e outros produtos nas condições extremas do espaço.

O objetivo é "explorar os limites da inovação, desempenho humano e sustentabilidade", segundo o comunicado da empresa.

No campo dos calçados, a tecnologia BOOST da Adidas será programada para testes sem a distração da gravidade — o que pode influenciar o desempenho e o conforto dos modelos existentes e aprimorar a inovação de novos produtos.

Já as as bolas de futebol da Adidas foram testadas no espaço para explorar o entendimento de trajetória após o chute fora de condições terrestres. A profundidade na aerodinâmica esférica permitirá maior liberdade de design para a forma e textura do painel.

Tudo isso "ajudará a Adidas a estabelecer novos padrões em inovação de desempenho", disse James Carnes, vice-presidente de estratégia da marca. "Essa parceria não apenas nos permite cocriar melhorias no desempenho esportivo, mas também explorar processos e design que possam ser aplicáveis aos esforços dedicados da Adidas em sustentabilidade", afirmou ainda.

De acordo com a marca, o espaço oferece o melhor campo de teste para maximizar o uso e o valor do material em condições extremas e ambientes confinados, e "descobrir o desconhecido".

"Por exemplo, a microgravidade é a única condição na qual podemos observar experimentos específicos, como o comportamento de uma bola de futebol girando sem interromper o fluxo de ar e os apoios externos, mantendo-a no lugar. O controle de certas variáveis nos permite realizar testes e coletar insights que não são possíveis na Terra ", explicou Christine Kretz, vice-presidente de programa e parcerias do Laboratório.