Topo

Game of Thrones: monte seu "bolão da morte" com aplicativo ou planilha

Você vai precisar ser mais esperto que Tyrion Lannister para acertar todos os palpites - Divulgação
Você vai precisar ser mais esperto que Tyrion Lannister para acertar todos os palpites Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

21/04/2019 04h00

O inverno chegou para os fãs da popular série de fantasia Game of Thrones, exibida pelo canal a cabo HBO. A oitava e última temporada do programa começou a ser transmitida no domingo passado (14) e vai até julho, com seis episódios onde, espera-se, todas as pontas soltas da história serão resolvidas.

Mas o que o público alvo da história espera mesmo é saber quem será o(a) soberano(a) dos Sete Reinos e quem vai sobreviver, já que a história deve culminar em um grande conflito de exércitos das diferentes casas. Talvez muitos dos personagens passem desta para melhor até o último episódio.

Sendo assim, se seus colegas de escritório estão no mesmo trem do hype de "GoT", damos uma ajuda para a diversão, ensinando aqui como organizar um bolão da morte da série usando um aplicativo ou uma planilha.

Embora mais trabalhosa, a planilha é mais personalizável e melhor de visualizar os pontos somados. Já o app é meio limitado, mas serve para quem estiver com preguiça.

Com um app

Baixe o app Bolão GoT para Android --não achamos nenhum similar para iOS, infelizmente. Ele é muito simples: ao entrar pela primeira vez, o usuário cria um apelido para si, e depois é só preencher o status de cada personagem entre vivo, morto ou "White Walker", os temidos Caminhantes Brancos do norte.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Peça para seus amigos fazerem o mesmo. Sugerimos que todos realizem capturas de tela de todos os palpites, e enviem para um grupo de WhatsApp com todos os participantes. Assim todos saberão quem escolheu o quê, e os espertinhos não poderão mudar de ideia no meio da temporada.

Quem acertar mais palpites sairá como vencedor.

Com uma planilha

Cada participante do bolão deve fazer a sua própria planilha e depois comparar os palpites entre os colegas.

1) Abra a página de Planilhas do Google, logue-se em sua conta e clique em "Em Branco"

Reprodução
Imagem: Reprodução

2) Escreva nas respectivas células: PERSONAGEM (A1), VIVO (B1), MORTO (C1) e ACERTOU? (E1). Depois selecione as três células com o mouse e clique no botão de negrito (um "B" na barra de botões, acima da planilha)

Reprodução
Imagem: Reprodução

3) Copie ou escreva os nomes dos personagens abaixo, das células A2 a A38. Há mais personagens coadjuvantes que podem dar as caras na série, mas esses são os com maiores chances de aparecerem.

Tyrion Lannister
Jaime Lannister
Cersei Lannister
Jon Snow / Aegon Targaryen
Sansa Stark
Arya Stark
Bran Stark
Daenerys Targaryen
Jorah Mormont
Grey Worm
Missandei
Varys
Davos Seaworth
Theon Greyjoy
Euron Greyjoy
Yara Greyjoy
Samwell Tarly
Gilly
Little Sam
Brienne of Tarth
Sandor "The Hound" Clegane
Gregor "The Mountain" Clegane
Bronn
Tormund Giantsbane
Gendry
Melisandre
Qyburn
Beric Dondarrion
Eddison Tollett
Podrick Payne
Yohn Royce
Lyanna Mormont
Harry Strickland
Drogon (dragão)
Raeghal (dragão)
Robin Arryn
Rei da Noite

Reprodução
Imagem: Reprodução

4) Na célula D39, escreva TOTAL DE ACERTOS. Se quiser, negrite, como fez no passo 2.

5) Na célula D42, escreva QUEM VAI SENTAR NO TRONO DE FERRO?. Se quiser, negrite, como fez no passo 2.

6) Na célula D44, escreva SE ACERTOU O TRONO, QUANTOS PONTOS MARCOU?. Se quiser, negrite, como fez no passo 2.

7) Na célula D46, escreva TOTAL DE PONTOS. Se quiser, negrite, como fez no passo 2.

Reprodução
Imagem: Reprodução

8) Na célula E39, coloque esta função exatamente como escrito: =COUNTIF(E2:E38; "SIM")

Reprodução
Imagem: Reprodução

9) Na célula E46, coloque esta função exatamente como escrito: =SUM(E39;E44)

Reprodução
Imagem: Reprodução

10) No cabeçalho das colunas --letras A, B, C etc.-- clique duas vezes em cada pequena divisória entre as colunas para ajustar o tamanho delas a todos os textos que acabamos de preencher.

Reprodução
Imagem: Reprodução

11) Com o mouse, clique no meio da célula A1, segure o botão e arraste até a E38. Depois, clique no Bordas, que fica na barra de botões (um quadradinho dividido em quatro) e depois escolha a opção com todas as bordas preenchidas (é o mesmo ícone do botão).

Reprodução
Imagem: Reprodução

12) Repita o passo anterior com as células D39 e E39; D42 e E42; D44 e E44; e D46 e E46.

Reprodução
Imagem: Reprodução

13) No topo esquerdo da tela, onde está escrito "Planilha sem título", clique em cima e defina um nome de sua preferência.

Usando a planilha

Agora que a oitava temporada está no início, preencha as células da colunas B com "X" para quem deve ficar vivo, na sua opinião, e marque "X" nas células da coluna C para quem deve morrer. Ao terminar, faça logo capturas de tela dos seus palpites --ou imprima a planilha toda-- e envie para os amigos, para que o jogo seja limpo e que ninguém possa mudar de voto depois.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao final do último episódio da série, preencha as células da coluna E com "SIM", caso tenha acertado seu palpite e "NÃO", se tiver errado.

Reprodução
Imagem: Reprodução

À medida que mortes ocorrerem ao longo da temporada, você pode preencher os acertos referentes a essas mortes. Mas como podem rolar casos especiais, como a ressurreição de Jon Snow, é preferível ir anotando as mortes e preencher tudo só no final da série.

Ah, os personagens que virarem Caminhantes Brancos contarão como mortos. Até onde sabemos, nenhum deles voltou a ser um humano comum. E também listamos o chefe dos Caminhantes, o Rei da Noite, como um personagem a ser morto porque ele ainda pode ser destruído; ou seja, "morrer" de vez.

Na célula E42, escreva qual personagem você acha que ocupará o Trono de Ferro e será o rei (ou rainha) de Westeros no final da trama. Combine com seus amigos quantos pontos isso valerá.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Sugerimos que acertar essa informação deveria valer 10 pontos, pois é bem difícil. Se você acertar o vencedor do trono, preencha os pontos obtidos (pela nossa sugestão, 10) na célula E44. Se errou, deixe em branco.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, a célula E39 contará todos os seus acertos, e a E46 somará esse número com os pontos do vencedor do trono. Essa será a sua pontuação no final do bolão. Compare com as de seus oponentes e veja quem ganhou.

Perdendo ou ganhando, não esqueça de pagar a sua parte do bolão, pois um Lannister sempre paga suas dívidas.

Mais Dicas de tecnologia