PUBLICIDADE
Topo

#ficadica


Se perdeu no bloquinho? GPS do celular no WhatsApp ajuda a encontrar amigos

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

05/03/2019 11h28

Resumo da notícia

  • É possível compartilhar a sua localização pelo WhatsApp
  • O recurso funciona com a ajuda do GPS dos celulares, que precisa estar ativado
  • Veja passo a passo como usar o recurso

É Carnaval, é alegria, é brincadeira, é muita gente feliz no mesmo bloquinho... e talvez uma pequena dor de cabeça. Se você adora a aproveitar a folia, já deve ter se perdido do grupo de amigos alguma vez na vida.

Mas sabia que o seu WhatsApp pode ajudar em situações assim? Tudo o que você precisa fazer é ativar o GPS do seu celular e pedir para que todo mundo que estiver com você na diversão faça o mesmo.

Caso alguém você se perca (ou outra pessoa), é só compartilhar a localização do celular com um contato específico ou em um grupo e combinar o momento em que você será resgatado(a).

Você pode definir por quanto tempo a sua localização ficará disponível, então não precisa temer pela sua privacidade. Pode ser por 15 minutos, 1 hora ou 8 horas.

Só tenha cuidado ao mexer no celular durante os bloquinhos. A multidão facilita o furto ou o roubo dos aparelhos. Por isso, só siga a dica a seguir quando você estiver em um ambiente mais seguro. 

No iPhone

  • Abra uma conversa e selecione o símbolo +;
  • Entre na opção "Localização" e escolha o "Compartilhar localização Atual";
  • Escolha o tempo limite para seu endereço ficar visível e confirme;
  • Agora o seu contato vai saber onde você está. Se você se movimentar e sair do lugar, o contato vai saber, já que poderá acompanhar todo o trajeto em tempo real.

No Android

  • Entre em uma conversa e vá até o símbolo do clipes;
  • Selecione a opção "Localização" e "Compartilhar localização atual";
  • Neste momento, você escolhe o tempo que deseja e é só confirmar.

Quando quiser finalizar o compartilhamento antes do tempo limite, é só selecionar "encerrar".

Como encontrar o bloquinho (ou evitá-los)

O Google atualizou o seu Google Maps para facilitar a vida de foliões e de quem não gosta tanto do Carnaval. Funciona nos celulares Android e nos dispositivos da Apple.

A novidade funciona no Rio de Janeiro e em São Paulo e os principais blocos de rua são sinalizados durante o trajeto no mapa.

Então dá para os amantes da folia encontrarem os blocos em regiões específicas. Quem não curte, pode usar a informação para desviar do trânsito que estará próximo aos locais.

Google Maps no Carnaval
Imagem: Google

#ficadica