PUBLICIDADE
Topo

Apagou e você não leu? Veja como recuperar mensagens deletadas do WhatsApp

Apagar mensagens enviadas pelo WhatsApp não garante que seus contatos não verão o conteúdo - Acervo
Apagar mensagens enviadas pelo WhatsApp não garante que seus contatos não verão o conteúdo Imagem: Acervo

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

30/12/2018 12h53

Faz pouco mais de um ano que o WhatsApp começou a permitir que mensagens sejam apagadas, e muita gente ainda sofre por não conseguir saber o que aquele texto, áudio, vídeo ou imagem dizia antes de sumir da conversa. Calma. É possível recuperar conteúdos que foram deletados do aplicativo de bate-papo queridinho do Brasil.

Ainda que a mensagem no WhatsApp tenha sido apagada, a notificação referente a ela continua no registro do sistema operacional do smartphone até ser descartada. Para acessá-la, porém, você vai precisar instalar um aplicativo. Geralmente, esses serviços criam um painel de consulta desses logs e é aí que você pode checar o que foi deletado do app.

WhatsApp tem regra própria, aprenda a usar sem quebrar a lei

Leia mais

Antes, é preciso fazer algumas ressalvas. É possível resgatar mensagens com esses apps somente no Android.

Ou seja, se você tem um iPhone e pretende saber o que seu contatinho escreveu mas apagou, esqueça. O iOS não permite que serviços conectados fucem tão fundo em suas engrenagens.

Há ainda outro detalhe crucial. Esses aplicativos não fazem milagre: as notificações das mensagens apagadas somem se você reiniciar o celular.

Outros pontos que podem impedir que você recupere o conteúdo apagado:

  • notificações do grupo ou do contato silenciadas: como é por meio delas que os aplicativos resgatam o conteúdo das mensagem, se elas não estiverem ativas, não haverá nada a ser exibido;
  • limitação de conteúdo: algumas mensagens não são exibidas na íntegra, porque só fica registrado o que cabe na caixa de texto da notificação;
  • resgate pós instalação: o poder do aplicativo de mostrar mensagens apagadas é limitado apenas a notificações que chegaram ao seu celular após o programa ser instalado.

Agora, vamos aos aplicativos responsáveis pela mágica. Há, pelo menos, quatro deles na Google Play: Notification History, Notification History Log, Restory - Reveal WhatsApp deleted messages e WhatsRemoved+.

O que você deve fazer:

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui

  1. Instale o aplicativo;
  2. Dê permissão para que ele acesse recursos do seu aparelho; eles pedem para utilizar funções como a de ler e modificar conteúdos de mídia armazenados no seu celular;
  3. Alguns deles possuem interface voltada para mostrar as mensagens apagadas, como o Notification History, o WhatsRemoved+ e o Restory; já o Notification History Log não vai sinalizar qual mensagem foi apagada, mas, como ele vai guardar todas as notificações, você vai poder descobrir;
  4. Não é só WhatsApp. Selecione outros aplicativos para acompanhar as notificações, caso você tenha instalado o Notification History ou o Notification History Log;
  5. Busque por palavras-chave dentro das notificações recebidas para facilitar o trabalho caso o escolhido tenha sido o Notification History Log;
  6. Encontre não só mensagens de texto, mas áudios, fotos e vídeos, caso o app baixado tenha sido o Notification History.

Fique de olho

É bom saber que algumas das funções desses aplicativos são pagas.

O Notification History Log cobra se você quiser exportar as notificações para uma planilha Excel ou se você quiser excluir os registros de alertas de alguns aplicativos. O Notification History cobra se você quiser eliminar os anúncios e quiser adicionar filtros de pesquisa. Também há ferramentas pagas no WhatsRemoved+ e no Restory.

Um detalhe para ficar esperto é que esses serviços lidam com informações suas bastante íntimas e que ficam guardadas no seu celular. Os desenvolvedores por trás desses serviços até afirmam expressamente que as notificações não são enviadas para seus servidores, ou seja, continuam no seu aparelho. Ainda assim, uma brecha no aplicativo e, pronto, algum hacker pode ter acesso a todas suas notificações.

Se você decidiu instalar algum desses aplicativos, saiba também que eles nem sempre são bem vistos pelo WhatsApp. O aplicativo não permite que outros serviços alterem ou monitorem seu funcionamento habitual.

O WhatsRemoved+, por exemplo, é a segunda versão de um aplicativo que chegou a ser excluído da Google Play por violar os termos de serviço do WhatsApp. O serviço escorregou ao focar apenas no aplicativo de bate-papo do Facebook — isso é o que promete o Restory, que até leva WhatsApp em seu nome. Agora, em sua segunda reencarnação, ele reúne notificações de diversos serviços de chat e deixa a cargo do usuário escolher qual deve ter as notificações monitoradas.