Thiago Gonçalves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ciência de explorar o Universo é mais humana do que só cálculos e dados

"Eu mesmo comecei a estudar astronomia por um deslumbre, um fascínio pelo Universo que não pode ser explicado por números" - Pexels
"Eu mesmo comecei a estudar astronomia por um deslumbre, um fascínio pelo Universo que não pode ser explicado por números" Imagem: Pexels

12/07/2023 04h00

Escrevo esse texto no dia do meu aniversário, 11 de julho.

Alguns de vocês podem pensar que a data perde o encanto. Afinal, para um astrônomo, o aniversário representaria apenas uma volta do planeta Terra ao redor do Sol, um movimento cíclico lembrado em um momento arbitrário.

Mas não pensem que a ciência é tão dura, tão técnica. Eu mesmo comecei a estudar astronomia por um deslumbre, um fascínio pelo Universo que não pode ser explicado por números ou equações.

A astronomia também é uma atividade humana. É o reflexo histórico de como as civilizações observavam o céu para registrar a passagem do tempo e marcar os avanços de suas respectivas culturas.

O mesmo vale para o próprio objeto de estudo de astrônomos. No meu trabalho, tento entender o funcionamento de galáxias a bilhões de anos-luz de distância, cada uma com centenas de bilhões de estrelas.

A pesquisa pode ser bastante matemática, é verdade. Processando dados, fazendo contas, construindo códigos em computador para medir a massa de objetos cuja luz levou bilhões de anos para chegar até nossos instrumentos.

No calor do momento, podemos mesmo esquecer, às vezes, do que aquilo representa. Se por um lado as dimensões podem nos fazer sentir pequenos frente a um universo tão amplo, por outro os números imensos se tornam tão corriqueiros no nosso cotidiano que acabam virando lugar comum.

Mas nem sempre.

Com certa frequência, me pego pensando nas maravilhas do Universo, na beleza das galáxias, e no fascínio que tinha quando estava na faculdade e decidi enveredar pela astronomia.

Esse é outro motivo pelo qual a divulgação científica é uma atividade tão gratificante: claro, é fundamental compartilhar as descobertas com o público para que o avanço científico não se restrinja aos poucos pesquisadores da área.

Mas também é um sopro de ar fresco quando esse mesmo público divide o fascínio pelo Universo conosco, lembrando-nos de tudo que a astronomia tem a oferecer para além das equações.

É isso, mesmo as ciências exatas são feitas por humanos, e devem ser vistas como tal. Uma atividade social, reflexo de uma comunidade construída por pessoas e dela indissociável.

Por isso tudo, podem acreditar que gosto muito do meu aniversário. Claro, eu poderia descrevê-lo pelos 31.536.000 segundos desde o aniversário do ano passado, mas os números não comportam o prazer de estar junto de minha família, lembrando os bons momentos e pensando no que o próximo ano pode trazer.

E obrigado às leitoras e leitores dessa coluna por compartilhar desse prazer astronômico comigo!