Topo

Pergunta pro Jokura

Com 70 milhões de turistas por ano, qual é o maior aeroporto do mundo?

O futurista aeroporto internacional de Pequim Daxing tem o maior terminal de passageiros do mundo - AFP
O futurista aeroporto internacional de Pequim Daxing tem o maior terminal de passageiros do mundo Imagem: AFP

11/09/2020 00h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qual é o maior aeroporto do mundo?

Pergunta de Luiz Corá, São Paulo, SP

Capitão Lulu, vários destinos respondem sua pergunta. É que são várias rotas e critérios possíveis para determinar a grandeza de um equipamento dedicado a pouso e decolagem de aeronaves. Viaje a seguir pelos maiorais:

Maior terminal de passageiros

Daxing (PKX), Pequim, China - 700 mil m²

Não faz nem um mês que este gigante chinês foi inaugurado, em setembro de 2019. Projetado pela já falecida arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid (1950-2016), o terminal faz parte do segundo grande aeroporto de Pequim e custou mais de R$ 70 bilhões para ficar em pé.

Tamanho investimento, aliás, faz parte das ambições chinesas de ter uma aviação comercial maior do que a dos EUA até 2022. O PKX planeja operar com 70 milhões de passageiros por ano até 2025. Os planos a longo prazo preveem uma expansão que pode aumentar a capacidade para 100 milhões de viajantes por ano em 2040.

Maior fluxo de passageiros

Hartsfield-Jackson (ATL), Atlanta, EUA - 107 milhões de passageiros por ano (2018)

Se você acha estranho que Atlanta receba mais passageiros que megalópoles como Nova York ou Tóquio, aí vai a explicação: o aeroporto da cidade que sedia a Coca-Cola recebe muitas conexões nacionais e estrangeiras. Anualmente, são mais de 895 mil pousos e decolagens anuais - mais de 100 por hora, em média -, um outro recorde mundial. Se levarmos em conta somente passageiros em viagens internacionais, o recordista é o aeroporto de Dubai (DXB), com 88,8 milhões de passageiros por ano voando entre um país e outro.

Maior oferta de destinos

Frankfurt (FRA), Alemanha - 304 destinos em 95 países

Com tantos destinos, é preciso ser eficiente para evitar os desvios de bagagem. Por isso, o aeroporto mais conectado do mundo é famoso pelo sistema de distribuição de malas. São mais de 81 km de esteiras, capazes de distribuir 20 mil volumes por hora, praticamente sem erros - a taxa de confiabilidade é de 98,69%. O modelo é tão eficiente que foi copiado por outros aeroportos internacionais.

Maior área total

Rei Fahd (DMM), Dammam, Arábia Saudita - 780 km²

O terrenão do Rei Fahd ocupa um espaço maior do que muitas cidades - Porto Alegre, por exemplo, tem menos de 500 km² de área - e até do que países vizinho da Arábia Saudita, como o Bahrein, que tem 778 km². Nessa área gigantesca, há espaço para um terminal de 16,4 mil m², usado exclusivamente pela família real saudita, e para uma mesquita com capacidade para 2 mil fiéis.

Maior pista

Qamdo Bangda (BPX), Tibete, China - 5.500 metros

Apesar do recorde, este aeroporto está longe de ser um colosso, operando com apenas três linhas aéreas e dois destinos - os 5,5 km de pista chegam a ser desperdício de asfalto. Mesmo com modestos 80 mil passageiros por ano e menos de dois voos por dia, em média, (527 anuais) o BPX detém outra marca de respeito: é segundo aeroporto mais elevado do mundo, operando a 4,3 km acima do nível do mar. Altitude maior só no chinês Daocheng Yading (DCY), a 4,4 km de altitude.

Maior fluxo de carga

Hong Kong (HKG) - 5,1 milhões de toneladas por ano

O HKG, também conhecido como Chek Lap Kok (nome da ilha em que está instalado), já teve o título de maior terminal de passageiros e, desde 2010, detém o recorde de aeroporto que mais recebe e envia cargas no planeta - posição que de 1993 a 2009 foi do aeroporto de Memphis (MEM), nos EUA.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.