PUBLICIDADE
Topo

Zebra é animal preto com listras brancas ou branco com listras pretas?

Magda Ehlers/ Pexels
Imagem: Magda Ehlers/ Pexels
Tiago Jokura

Tiago Jokura é jornalista e, portanto, curioso profissional. Passou os últimos 15 anos respondendo as dúvidas mais complexas e inusitadas dos leitores na mídia impressa ? na tentativa infinita de explicar como o mundo funciona com clareza e bom humor. Agora, continua essa saga aqui no UOL. Mande sua pergunta cabeluda que ele faz questão de pentear.

29/06/2020 04h00

Pergunta de Malu Dias Jokura e Daniel Dias Jokura, de São Paulo, SP - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui

Obrigado pela pergunta trava-língua, meus filhotes. Ao contrário do que a dúvida de vocês sugere, a questão tem vários tons de cinza e pode entrar no seleto rol que abriga "vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?" e "quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?".

Antes do dilema cromático, contudo, devo mencionar que há extensa investigação científica sobre o porquê de este parente do cavalo e do burro ser listrado em branco e preto. Dentre as hipóteses mais cogitadas estão:

  • Confundir predadores (aparentemente, leões teriam dificuldade em identificar e escolher um indivíduo para perseguir no meio de um bando, por exemplo);
  • Regular a temperatura corporal (ter uma grande parte do corpo coberta de branco - mais eficiente em refletir a luz solar - e a capacidade de eriçar os pelos pretos facilitaria o resfriamento do corpo);
  • Repelir insetos (pesquisas sugerem que a padronagem de listras atrapalha moscas na hora de pousar no bicho).

Voltando para a pergunta de vocês, de acordo com a bióloga Amanda Alves de Moraes, do Zoológico de São Paulo, a discussão sobre a cor da zebra e de suas listras é antiga entre os especialistas.

"Antigamente, as zebras eram vistas como animais brancos com listras pretas. Uma das principais evidências para essa conclusão era a zebra-de-grevy, espécie que tem a barriga toda branca", explica.

Com o passar do tempo, porém, mais forte o lado escuro ficou, padawans: é que a pele da zebra, a camada que dá base para sua controversa pelagem, é, na verdade, preta, pretinha. Nas palavras do estudante de biologia João Pedro Salgado, autor do curiosíssimo perfil Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) no Twitter, "uma zebra raspada ficaria completamente preta".

Amanda completa explicando que "evidências embriológicas sugerem que as zebras são animais pretos, e que o padrão observado nas listras é determinado geneticamente" —por isso a padronagem varia entre as espécies. Ah, e o que recobre esses equídeos africanos maravilhosos são tanto pelos retintos, carregados de melanina (pretos), como outros sem pigmentação (brancos).

Ou seja, tecnicamente, preto no branco mesmo, meus filhos. As zebras não são pretas com listras brancas, muito menos brancas com listras pretas. Elas são animais de pele preta com listras de pelos ora brancos, ora pretos.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.