Topo

Pergunta pro Jokura

Formiga, falcão, guepardo... afinal, qual é o animal mais rápido do mundo?

Guepardos atingem mais de 100 km/h, mas não são considerados os mais rápidos do mundo - Ken Geiger/National Geographic Magazine/Reuters
Guepardos atingem mais de 100 km/h, mas não são considerados os mais rápidos do mundo Imagem: Ken Geiger/National Geographic Magazine/Reuters

28/10/2019 04h00Atualizada em 11/09/2020 00h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pergunta de Gonçalo Gonzales, de Extrema (MG) —quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Gostaria de ter uma resposta mais ligeira, mas cravar o Usain Bolt de todo reino animal é quase como correr atrás do vento, caro Gonzales: são vários os campeões mundiais de velocidade entre os bichos. Para não te deixar na mão, persegui pesquisas que mediram a rapidez de várias espécies e destaco a seguir algumas recordistas em terra, ar e água:

Na terra

Quem leva a fama na velocidade máxima é o guepardo, com 120 km/h. Recentemente, porém, cientistas passaram a estimar a velocidade relativa dos animais: em vez de medir a distância percorrida em um determinado período de tempo, mede-se quantas vezes eles percorrem o tamanho de seu próprio corpo em um segundo. Nesse quesito autorreferente, os campeões não são os mamíferos.

A medalha de ouro é do ácaro Paratarsotomus macropalpis, do tamanho de um grão de gergelim, que percorre 322 vezes o tamanho de seu corpo a cada segundo. Para um humano, seria o equivalente a correr a cerca de 2 mil km/h. Antes desse serelepe aracnídeo, o recordista era um inseto: o besouro tigre australiano (Cicindela hudsoni), com 171 corpos por segundo.

Uma concorrente mais modesta foi descoberta este mês: a formiga mais rápida do planeta. A formiga prateada do Saara (Cataglyphis bombycina) é capaz de correr 100 vezes o tamanho de seu corpo em um segundo, dando 40 passos por segundo pelo deserto mais famoso do mundo.

Ah, lembra do guepardo? O felino come poeira na velocidade relativa, correndo apenas 16 vezes seu tamanho —Usain Bolt, no auge, corria menos de 6 vezes o próprio tamanho a cada segundo.

No ar

O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é considerado o vertebrado mais rápido de que se tem registro, alcançando 389 km/h. Mas tem uma pegadinha aí: o campeão da velocidade máxima no reino animal só obtém essa marca em queda livre, num movimento de caça arrojado que conta com uma forcinha da gravidade.

Em velocidade relativa de voo —e sem queda envolvida— o recordista é o pequenino beija-flor-de-anna (Calypte anna), que percorre 276 vezes seu tamanho por segundo (se o falcão-peregrino voasse a essa velocidade relativa, atingiria 576 km/h).

No mar

Em termos de velocidade máxima, o animal marinho mais veloz é o atum bluefin, ou atum-rabilho (Thunnus thynnus), que segundo o Tuna Lab, centro de pesquisa oceânica da Universidade de Massachusetts, atinge mais de 230 km/h (ou 25 corpos por segundo). O marlim-preto (Makaira indica) chegaria próximo dos 130 km/h, e o peixe-vela, dos 110 km/h.

Como ocorre em terra e mar, porém, a velocidade relativa deixa esse grandões turbinados para trás: uma amostra disso é o diminuto krill (média de 5 cm comprimento), que, para fugir de várias espécies predadoras de pinguins, focas e baleias, se desloca 27 vezes seu tamanho por segundo —o colocando um pouco à frente do atum.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou envie para o nosso WhatsApp!