PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Cyberpunk 2077 da vida real: o que é preciso para digitalizar a consciência

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

Colaborou Lucas Rosa

07/06/2021 04h00

Será que é possível digitalizar a consciência de alguém? No game Cyberpunk 2077, o protagonista tem a personalidade de uma outra pessoa implantada em sua mente e essa criação digital vai tomando conta do corpo dele. E na vida real, temos chance de criar a simulação de alguém?

Passos estão sendo dados nessa direção por cientistas competentes. Mas é preciso que três coisas sejam verdades para a digitalização da consciência humana acontecer. Damos todos os detalhes no vídeo de hoje.

Mas já podemos adiantar que a versão digital jamais caberia no seu computador ou pendrive. A questão ainda tem outra implicação importante: as consequências.

Poderíamos conversar com a versão digital de entes queridos que já se foram ou dos grandes gênios da espécie humana, mas há também possibilidades perturbadoras. Discutimos no vídeo também.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL