PUBLICIDADE

Topo

Free Fire: Como evitar que o jogo trave no seu celular?

De alterar as configurações dos gráficos a atualizações e fechar apps em segundo plano, trouxemos dicas para melhorar a performance de Free Fire no seu dispositivo - Divulgação/Garena
De alterar as configurações dos gráficos a atualizações e fechar apps em segundo plano, trouxemos dicas para melhorar a performance de Free Fire no seu dispositivo Imagem: Divulgação/Garena

Daniel Esdras

Do GameHall

18/10/2020 04h00

Free Fire foi desenvolvido pensando na acessibilidade e roda em praticamente tudo que é modelo de celular disponível no mercado. Mesmo assim, por conta de patchs, o dispositivo ficar mais velhinho, ou mesmo algumas configurações, o software pode dar travadas ou mesmo nem abrir no seu celular.

Se você está passando por essas raivas e quer saber como dar uma melhorada na performance do seu Frifas, tome nota de alguns detalhes que podem estar comprometendo o desempenho do seu celular.

Leia com atenção as dicas a seguir e busque identificar se alguns dos problemas abaixo estão atrapalhando sua jogatina.

O jogo não está abrindo

Celular Free Fire  - Cesar Galeão/Garena - Cesar Galeão/Garena
Imagem: Cesar Galeão/Garena

Se o Free Fire não está nem abrindo no seu celular, é preciso checar duas possibilidades. A primeira é se o seu aparelho atende aos requisitos mínimos do jogo. Se você não sabe as configurações do seu celular, pode digitar o nome dele em um site de buscas ou olhar direto na caixa em que ele veio.

As recomendações mínimas informadas pela Garena são:

Requisitos mínimos Android

  • Sistema Operacional: Android 4.0 Ice Cream (mínimo)
  • CPU: Intel Quad Core
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento: 600 MB

Requisitos mínimos iOS

  • OS: iOS 8.0 (mínimo)
  • CPU: Todos
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento: 600 MB

Se o seu celular atende os requisitos e ainda não abre o Free Fire, ou parou de abrir de repente pode ser um problema no próprio aparelho, com algum componente. Nesse caso procure um técnico.

Se o jogo chega a abrir mas você não consegue jogar, pode ser um problema de patch. Verifique na App Store ou no Google Play se a versão que você tem instalada é a mais recente. Geralmente o próprio jogo te avisa que é necessário baixar uma nova versão e te leva até a tela de download.

Travamentos

Gigantes Free Fire - Reprodução/Garena/YouTube - Reprodução/Garena/YouTube
Imagem: Reprodução/Garena/YouTube

Quando o Free Fire fica travando no celular é uma tristeza. Os motivos podem ser vários, e tomando alguns cuidados e fazendo alguns testes, você vai encontrar o motivo e acabar com eles. O primeiro passo é saber se os travamentos são por conta da conexão com a internet ou por causa do seu aparelho.

Se tiver acesso a alguma outra forma de conexão à internet, nem que seja testar na casa de um amigo ou vizinho, você vai poder descobrir de cara se o problema é ou não a sua conexão. Se em outro lugar o seu Free Fire rodou bem, então é hora de tentar resolver a internet da sua casa.

Tente jogar o mais próximo possível do roteador, se estiver jogando no Wi-Fi. Troque para o 4G para ver se há alguma melhora. Resetar o modem e ligar após alguns segundos também pode resolver o problema de rota e melhorar o LAG.

Agora, se mesmo em uma rede diferente e mais rápida você ainda estiver com travamentos, o motivo está no seu celular. Nessa caso, as ações são outras.

Vamos fazer algumas coisas para reduzir o uso de memória e outros recursos do seu celular, para deixar tudo para o Free Fire. Feche todo e qualquer aplicativo em segundo plano, já que eles ocupam a memória preciosa para o jogo.

Verifique se o aparelho não está esquentando demais durante o jogo, isso pode estar rolando até mesmo por conta de você estar jogando com o celular carregando. Se for o caso, só jogue com ele fora da tomada. Aliás, evite usar o celular ligado na tomada!

Limpar o cache do jogo também ajuda. O caminho para isso, segundo a própria Garena, é:

1- Configurações
2- Aplicativos
3- Selecione o Free Fire
4- "Forçar parada"
5- "Limpar o cache"

Se nada disso resolveu o problema, uma última saída é tentar modificar as configurações dentro do próprio jogo. Coloque o preset de gráficos no modo "Suave", que é o mais leve. A partir daí, vá subindo aos poucos até chegar em um ponto que o seu celular consiga rodar o jogo sem travar.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol