Topo

Bola fora: jogadores relatam atitudes tóxicas em partidas online de FIFA

Saiba como denunciar trapaças, uso de cheats e hacks, comportamento tóxico e outras práticas proibidas no game - Divulgação/EA
Saiba como denunciar trapaças, uso de cheats e hacks, comportamento tóxico e outras práticas proibidas no game Imagem: Divulgação/EA

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

02/08/2020 04h00

"FIFA 21" deve renovar uma série de elementos do simulador de futebol da EA, como gráficos, atmosfera das partidas e algumas mecânicas do game. No entanto, algumas das medidas e atualizações mais importantes no game devem ficar de fora dos trailers e material de divulgação.

Estamos falando de um reforço nas medidas para coibir comportamentos tóxicos na comunidade online. No último mês, a EA divulgou um comunicado no qual indica medidas que estão sendo tomadas para moderar o ambiente virtual do simulador.

Dentre elas, estão: revisar as listas de termos para evitar apelidos e comentários que contenham termos e gírias ofensivos; melhorias nas ferramentas para que usuários indiquem outros jogadores e conteúdo ofensivo; aumentar o número de colaboradores dedicados à revisão dos casos de ofensas em seus jogos.


Para alguns jogadores, até mesmo as comemorações de gols podem ser usadas de forma tóxica - conheça as celebrações que costumam deixar os adversários de cabeça quente. A reportagem do START conversou com alguns jogadores de FIFA para saber quais são as atitudes que mais irritam durante a jogatina online.

"Você é fraco"

FIFA1 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Nas partidas pela internet de FIFA é difícil que você receba mensagens negativas, já que o game permite apenas alguns segundos de pausa para ajustes no time. Mesmo assim, é comum que os jogadores habilitem os microfones para conversarem. Foi numa dessas situações que o videomaker Renan Pagliarusi teve seu momento de maior estresse com o jogo.

"A partida estava acirrada, tinha habilitado o chat por voz e o cara começou a falar 'você é fraco', chamar de 'pato' e coisas assim. Eu deixei o cara falar porque queria fazer a virada e dar o troco", conta Pagliarusi. No fim, o "jogo mental" do adversário surtiu efeito e ele perdeu a partida. O jogador relata que o oposto também é comum, ouvir comentários raivosos quando está vencendo uma partida.

Assim como no caso das comemorações de gol, a linha entre uma provocação e um comportamento nocivo pode ser tênue e subjetiva. Talvez mais do que aquele impedimento milimétrico. E é um motivo para que alguns jogadores até mesmo evitem usar o recurso de voz durante os confrontos com desconhecidos.

Maus perdedores

FIFA2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O desenvolvedor de software Stephann Vasconcelos é uma dessas pessoas que joga com o microfone e o áudio desligados para evitar chateações. Mas, nem isso é suficiente para garantir que toda partida será tranquila. Afinal de contas, ninguém gosta de perder, mas alguns comportamentos são verdadeiras bolas fora da comunidade.

Uma das situações frequentes é ter que jogar sozinho. "O adversário perdendo, solta o controle, e dependendo da quantidade de tempo restante para a partida, a gente pode ficar até 10 minutos jogando com ninguém só pra vitória ser contabilizada e não cair nossa reputação ao abandonar uma partida", lembra Vasconcelos.

O desenvolvedor é conhecido nas redes por ter criado o Save Coins, comparador de preços de games do Nintendo Switch. O jogador relata que outro comportamento negativo acontece quando o adversário começa a fazer gols contra. "Isso não tem como evitarmos, pois quem sofre o gol sempre está com a posse da bola", explica. Fica difícil comemorar uma partida que terminou em 35 a 0 quando você não marcou a maioria dos gols.

Xingamentos no pós-jogo

FIFA3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O enfermeiro Giovanni Dias já se acostumou a receber xingamentos por meio de mensagens após vencer no game. "É normal sim, os caras vêm xingar depois que você ganha", comenta. Profissional na linha de frente do atendimento de pacientes durante a pandemia, Dias usa as partidas online para relaxar entre os plantões no hospital da Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.

O relato do executivo de contas Fabio Capozzi aponta uma reação ainda pior e criminosa: "ganhei de um jogador argentino e depois da partida, comecei a receber mensagens com emojis de banana, dizendo que eu era um 'nego puto' e coisas assim na Xbox Live".

O jogador afirma que entrou em contato com a Microsoft pedindo para o usuário ser banido. A resposta o deixou ainda mais revoltado, pois recebeu a informação de a empresa precisaria de relatos de vários jogadores antes de a empresa tomar uma atitude. "Achei um absurdo. O cara foi racista explicitamente. Ele precisa ser racista com várias pessoas para receber alguma punição?", questiona Capozzi. O problema não acaba aqui, até mesmo nomes de times e apelidos de jogadores também são comumente apontados como nocivos, seja de forma racista ou com mensagens de ódio a grupos determinados.

Em resposta ao START, a Microsoft pediu mais detalhes para investigar o caso, e afirmou: ""A comunidade Xbox deve ser um lugar seguro para todos os jogadores. Nossos padrões da comunidade afirmam explicitamente que não há espaço para qualquer tipo de extremismo, racismo, discriminação ou discurso de ódio. Nossa equipe de segurança atua globalmente, o tempo todo, para aplicar essas regras. Além disso, trabalhamos continuamente no desenvolvimento de novas e inovadoras tecnologias para combater o discurso de ódio e a discriminação."

Como reportar comportamento tóxico

FIFA4 -  -

Vale lembrar que é possível reportar jogadores por comportamento antidesportivo ou tóxico dentro do próprio game. Para fazer isso, basta pausar as partidas e seguir os seguintes passos:

No modo FUT

1 - Abra a lista de jogadores;
2 - Selecione a ID online da pessoa que você deseja denunciar;
3 - Selecione Denunciar conteúdo ofensivo no FUT;
4 - Selecione Denunciar nome de clube ofensivo.


Saiba mais sobre o que se enquadra em comportamento considerado nocivo e como fazer as denúncias no PlayStation e Xbox na página oficial da EA para o assunto. Não custa nada lembrar que fazer uma comunidade mais positiva depende da participação e das atitudes de todos e não é, de maneira nenhuma, uma responsabilidade apenas das desenvolvedoras e plataformas.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol