Topo

Do "dab" ao "calma lá": as comemorações do FIFA que irritam os jogadores

Pior que tomar gol em FIFA é ser obrigado a ver a comemoração do adversário - Reprodução
Pior que tomar gol em FIFA é ser obrigado a ver a comemoração do adversário Imagem: Reprodução

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

27/06/2020 04h00

Buscar a bola no fundo da rede depois de ter tomado um gol nunca é fácil, ainda mais quando você está só curtindo uma simples partida amistosa online de FIFA 20.

Além de lidar com a desvantagem, você às vezes precisa observar o adversário correr para a torcida mandando todo mundo ficar bem quietinho ou fazendo um "dab". Ganhar ou perder é do jogo, a dúvida aqui é se existe um limite para essa "provocação" nas partidas online.

No começo de junho, a EA Sports reforçou em suas redes sociais o compromisso de manter uma comunidade harmoniosa no seu simulador de futebol e que não dê espaço para comportamentos tóxicos. A mensagem completa (em inglês) foi esta:

Curiosamente, vários usuários responderam à postagem no Twitter da marca comentando que o game pode fazer um trabalho melhor nesse quesito. E uma das formas de atingir o tal objetivo seria justamente pela exclusão de algumas comemorações de gol.


Vocês falam sobre comportamento tóxico, mas permitem comemorações e replays em disputas competitivas. Não há necessidade disso. Só gera um clima ruim no que já é um gameplay tóxico. Se liguem!

Todo mundo sabe que os jogadores usam comemorações para tentar irritar e isso ainda dá gatilhos em pessoas.

Malandragem ou mau comportamento?

FIFA20 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Por incrível que pareça, o momento de maior felicidade do adversário no simulador deixa alguns jogadores de cabeça quente. Ao ponto de os desenvolvedores serem acusados de estimularem um comportamento tóxico por conta de algumas celebrações específicas.

De acordo com os relatos de jogadores em redes sociais, não poder pular o replay também aumenta a irritação nas disputas pela internet.

Por outro lado, há quem defenda esse tipo de celebração e até aponte que a "disputa mental" faz parte da competição. Cabe aos fifeiros serem mais malandros e saberem como canalizar e responder à provocação. Afinal de contas, nos gramados reais algumas comemorações também já iniciaram confusões, não é mesmo?

Veja algumas das comemorações que costumam deixar os jogadores "bolados" em partidas online de FIFA 20.

O odiado "dab"

O movimento que surgiu no hip-hop viralizou entre os atletas profissionais de várias modalidades, do futebol americano ao atletismo, passando, claro, pelo futebol.

Dab FIFA17 - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Em várias situações, o Dab foi usado como uma espécie de "resposta aos críticos" quando o tal atleta está por cima. Por algum motivo não muito conhecido, essa é uma das comemorações mais odiadas pelos veteranos em FIFA durante partidas online.

Silêncio

Essa aqui não precisa nem explicar, né? Mandar a torcida e o adversário ficarem quietinhos é uma das provocações mais antigas do futebol.

Morder a unha

Um dos motivos por essa comemoração irritar os rivais online é o fato de que ela demora um pouco para que a cena seja concluída. Ou seja, além de sofrer o gol você ainda é forçado a esperar um bom tempo até poder dar uma resposta nos gramados virtuais.

Imitar uma galinha

Não é de hoje que imitar uma galinha é uma forma de provocar um adversário, né? Além de menosprezar de leve, esse tipo de comemoração também é um pouco lento. Ou seja, mais uma forma de tirar um pouco da paciência do rival online.

Calma lá

Outro clássico no futebol, que foi popularizado por Cristiano Ronaldo é uma das comemorações mais utilizadas pelos jogadores quando conseguem uma virada em partidas online. O lado negativo é que essa provocação pode acirrar ainda mais os ânimos em jogos que estão bem equilibrados. Aí, tem gente que consegue a virada da virada e vai comemorar como? Com ajuda do menino Cristiano.

Por enquanto, não sabemos quais dessas comemorações estarão em FIFA 21. Ou se a EA vai atender aos pedidos dos fifeiros de cabeça quente. Aproveite que o jogo não chega e comente se tem mais alguma celebração que tira sua paciência online e, ainda, se acha que o recurso se trata de um artifício tóxico para desestabilizar mentalmente os adversários ou se a reclamação é puro choro de perdedor.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol