PUBLICIDADE

Topo

Paper Mario: 7 coisas para saber antes de começar a jogar

Paper Mario: The Origami King já está disponível para Nintendo Switch. - Divulgação/Nintendo
Paper Mario: The Origami King já está disponível para Nintendo Switch. Imagem: Divulgação/Nintendo

Daniel Esdras

Do GameHall

23/07/2020 04h00

Paper Mario é uma aventura longa e cheia de desafios para o nosso encanador favorito. Com o reino a beira do colapso e todos próximos de se transformar em origamis, cabe ao bigodudo Mario salvar o dia mais uma vez.

Você vai ter a companhia da Olivia, um martelo e seus saltos para realizar todas as tarefas, mas isso é só a superfície do jogo.

Separamos sete coisas que gostaríamos de saber antes de ter jogado e que com certeza vão te ajudar muito na jornada. Só vem!

Martela o Martelão!

Paper Mario the Origami King 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Assim que der os primeiros passos no Paper Mario, o jogo te dará um martelo e te ensinará como usá-lo. Não é à toa: para descobrir todos os segredos escondidos nos diversos mapas do jogo, você terá que martelar absolutamente tudo.

É uma prática quase compulsiva. Viu um quadro, algo diferente no cenário, até mesmo um personagem ou animal de origami fazendo algo estranho? Martele. Com isso você vai achar tesouros, cogumelos escondidos e passagens secretas em todos os lugares.

Até mesmo para iniciar as batalhas é bom usar o martelo. Se você martelar um inimigo, vai iniciar o combate já causando dano nele.

Quadradinho no chão? Pule

Paper Mario the Origami King 2 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Se você já jogou qualquer jogo do Mario sabe que ele vive dando cabeçada em quadradinho amarelo para conseguir itens. Aqui não é tão diferente. Os bloquinhos com uma interrogação existem, alguns estarão visíveis no mapa, mas a grande maioria é invisível e bem escondido.

O segredo para encontrar esses quadradinhos é ficar muito atento ao chão. Geralmente os blocos invisíveis ainda produzem sombra e se você colocar o Mario em cima delas e saltar, vai revelá-los e conseguir o desejado item.

Em alguns locais é praticamente impossível de ver a sombra e a saída vai ser esperar até ter um item que indica que um deles está por perto.

Toads te ajudam a organizar os inimigos

Paper Mario the Origami King 3 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O combate de Paper Mario é bem inusitado e único. Basicamente oscila numa mistura de puzzle com combate por turno que vai exigir raciocínio rápido para não dar chance aos inimigos. O objetivo é sempre girar os anéis do campo de batalha para alinhar os inimigos em fila e saltar nas suas cabeças ou colocá-los de forma que o seu martelo faça o trabalho sujo. O problema é que ao avançar na campanha vai ficando mais difícil alinhar os inimigos e o tempo no canto da tela não ajuda nem um pouco.

Uma forma de obter uma ajuda é pagando os cogumelos da plateia para ajudar a alinhar os inimigos. Basta segurar 'Y' para decidir quantas moedas jogar e eles virão fazer todo o trabalho para você, dando inclusive itens se for necessário, como corações e armas.

Para ter muitos cogumelos na plateia, é preciso libertá-los nos cenários por onde você passa. Eles estão em todos os lugares, basta ficar atento para puxá-los de dentro de alguma coisa ou bater com um martelo neles para transformá-los na sua forma convencional.

Sempre ande com uma vida

Paper Mario the Origami King 4 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Um dos itens que logo vai aparecer para você comprar é a famosa vida. Lembra daquele cogumelo verde característico da série? Pois é, ele está aqui no Paper Mario também. O primeiro vai ser conseguido naturalmente ao avançar na campanha, mas depois é preciso comprá-lo. O local certo é a loja de Toad Town, que fica à direita do museu.

Com uma vida equipada, você vai reviver com a todo HP recuperado quando cair em batalha. Contra os inimigos convencionais ela vai acabar não valendo de nada, mas para os chefes é uma mão na roda que você provavelmente vai precisar.

Armas quebram

Paper Mario the Origami King 5 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Paper Mario tem diversas armas, botas e martelos com vários efeitos e danos diferentes que você vai acumulando pela jornada. Não se apegue muito a elas.

A medida que você vai utilizando estes itens eles vão se desgastando, até que se quebram e você precisa de um novo. A saída para não ficar na mão é sempre comprar alguns extras dos vendedores na cidade. Nunca se sabe quando vai precisar de uma bota de ferro para não pisar em inimigos espinhosos.

Lembre-se de equipar os acessórios e armas

Paper Mario the Origami King 6 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Comprar itens e armas é importante e são a principal forma de progressão com o Mario. Quando você ganhar um martelo, no entanto, não significa que você já pode entrar em batalha para usá-lo, é preciso equipar.

Sempre que ganhar um acessório ou arma, você precisa ir ao menu e equipá-lo. Para armas há um número de espaços limitado e para acessórios só é possível equipar um de cada tipo por vez. Lembre-se disso para não entrar em combate só com os equipamentos padrões do jogo.

Toadtown tem sempre novidades

Paper Mario the Origami King 7 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Você vai liberar Toadtown logo na primeira hora de jogo. Esse local funciona como um Hub para o Mario preparar para a sua jornada. Para que a cidade fique viva e cheia de opções, você precisa ir liberando mais e mais cogumelos, alguns estarão em outros cenários. Com o tempo você vai ter vendedores, treinadores e muito mais na cidade.

Outro motivo para voltar aqui sempre é o museu, que cataloga todos os passos da sua jornada. Inimigos que você combateu, tesouros que encontrou e opções para ouvir músicas do jogo e ver artes conceituais dos cenários.

Como há canos em todos os cenários que levam de volta para o museu, é fácil ir e vir para Toadtown. Sempre que sentir que precisa de algo, volte aqui e reabasteça.

Dicas finais

  • Se você ficar perdido ou esquecer qual o objetivo, aperte 'X' para uma dica da Olivia.
  • No mapa do jogo você pode ver quantos cogumelos, tesouros e blocos amarelos faltam em cada local que você visitou.
  • Em batalhas com chefes há sempre uma carta no chão que explica o que fazer para vencê-lo. Gire os anéis para o Mario passar por elas.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol