Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Exclusivo: Por que o clima "pesou" na visita de Guedes à RedeTV

Paulo Guedes. ministro da Economia - Fotoarenas
Paulo Guedes. ministro da Economia Imagem: Fotoarenas

Colunista do UOL

23/09/2022 08h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como esta coluna publicou, o ministro da Economia, Paulo Guedes, viveu momentos de tensão durante uma entrevista que deu ontem a Luís Ernesto Lacombe, da RedeTV!

A entrevista iria ao ar nesta madrugada, mas a emissora cancelou a exibição. Só um trecho foi ao ar no "Leitura Dinâmica".

Segundo esta coluna apurou, não era só o ministro de Bolsonaro que estava irritado. Lacombe também estava, e desde o início.

O motivo foi que o diretor de jornalismo da RedeTV, Franz Vacek, mandou que ele usasse um ponto eletrônico, algo inédito para o jornalista.

Lacombe nunca usou esse equipamento, que permite que alguém fale com ele enquanto está gravando ou fazendo um programa ao vivo. Vacek não só mandou usar o ponto como ele próprio ficou na ilha de edição como "guia" no ponto.

Incômodo

Segundo fontes ouvidas pela coluna, a exigência do diretor já causou incômodo ao jornalista, mas ele aceitou a ordem e seguiu com a entrevista.

Quando ouviu, pelo ponto, Vacek lhe dizendo para perguntar a Guedes se ele era contra ou a favor do piso de enfermagem, Lacombe meneou a cabeça, visivelmente incomodado, diz uma testemunha.

A verdade é que, como bom governista, ele não queria fazer aquela pergunta, já antecipando que ela irritaria o visitante. Vacek insistiu e Lacombe perguntou.

Guedes então respondeu que era contra o piso da enfermagem "como técnico" e "como ministro".

Mal respondeu e já ficou arrependido. Então, ele pediu que a resposta fosse apagada da gravação (no que foi prontamente atendido).

Logo depois, o ministro de Bolsonaro ficaria ainda mais irritado ao saber que, antes dele, Ciro Nogueira (PP), ministro da Casa Civil, também havia sido entrevistado no programa uma semana antes (sexta, dia 16).

"Esse cara não apoia o Bolsonaro. Vocês estão sendo muito tendenciosos", afirmou Guedes, irritado, e já deixando a entrevista. O ministro ainda sentenciou antes de sair do estúdio:

"Se essa entrevista for pro ar, Lula tá eleito no dia seguinte."

Outro lado

A assessoria do Ministério da Economia nega que Guedes tenha ficado irritado ontem, em Osasco (Grande SP).

"Paulo Guedes fez uma visita institucional à emissora", afirma a assessoria, "e foi recebido por seu presidente, Amílcare Dallevo, e o diretor de Jornalismo, Franz Vacek".

Segundo a assessoria, ambos pediram que Guedes fizesse uma participação na gravação do "Agora é com Lacombe".

"A política econômica (seria) o tema da entrevista. Outros assuntos foram considerados, em comum acordo, fora da pauta."

Disse ainda que, após a gravação, o ministro conversou com funcionários da RedeTV e foi levado até o carro por Vacek. A assessoria nega que Guedes tenha criticado Ciro Nogueira (PP).

Procurada, a RedeTV não se manifestou sobre o assunto até a publicação deste texto.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops! e YouTube