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Os dados de audiência da TV brasileira no mês de abril trouxeram uma surpresa: apesar de a Globo ter exibido nesse mês a reta final do "BBB22" e ainda o início da superprodução "Pantanal", o ibope da emissora caiu cerca de 10% em horário nobre, na comparação com abril do ano passado.
A Globo marcou no mês passado 21,7 pontos e 38,7% de "share". Um ano antes os índices foram de 24,1 pontos e 39,5% no mercado nacional (PNT).
Várias possíveis causas
Muita gente pode se perguntar o motivo dessa queda da Globo, a despeito dela ocorrer num de seus meses mais fortes.
Em primeiro lugar está o streaming, que no país já concentra cerca de um em cada 5 aparelhos de TV ligados nas 24 horas do dia.
Em segundo. o "BBB" que parece ter hoje mais apelo na internet (devido às votações) do que na TV aberta.
Por fim, a internet como um todo (portais, sites, blogs, redes sociais etc.), que tem ocupado boa parte do tempo daqueles que até os anos 2000 eram apenas "telespectadores". O leque de opções de lazer se abriu.
Só a Band cresce
Todas as emissoras perderam ibope na chamada faixa nobre, exceto a Band, que já mostra os resultados da contratação de Fausto Silva: cresceu 17% (1,7 ponto para 1,9 ponto).
A Record perdeu 10% (11,9 para 11,7), o SBT, idem (5,5 para 5,0) e a RedeTV definhou nada menos que 38% no horário mais valioso para a publicidade (de 0,8 para 0,5).
Cada ponto nessa medição equivale a cerca de 270 mil domicílios sintonizados.
Nas 24 horas do dia, também houve quedas significativas da TV aberta: a Globo perdeu 4%; a RecordTV perdeu 7%; o SBT viu evaporar 15% do público; e a RedeTV, 26%.
Mais uma vez, somente a Band cresceu nacionalmente: 6%.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops
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