Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Exclusivo: Justiça mantém veto a uso de dados do Coaf pela Globo

Gabriell Neves, ex-subsecretário de Saúde no Rio, obteve nova vitória contra a Globo - Reprodução/Internet
Gabriell Neves, ex-subsecretário de Saúde no Rio, obteve nova vitória contra a Globo Imagem: Reprodução/Internet

Colunista do UOL

27/04/2021 11h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça manteve decisão de proibir que a Globo e seus veículos divulguem em reportagens quaisquer dados financeiros e pessoais de Gabriell Carvalho Franco Neves dos Santos, ex-subsecretário de Saúde do Estado do Rio.

Gabriell Neves dos Santos é um dos investigados em casos de contratos supostamente superfaturados na compra de respiradores e outros insumos usados no combate à pandemia de coronavírus, pelo governo do Rio. Ele se diz inocente.

No último dia 3, conforme esta coluna informou com exclusividade, a juíza Mariana Mazza Vaccari Braga, do TJ do Rio, havia concedido liminar ao ex-subsecretário proibindo a divulgação desses dados pela emissora.

A defesa do ex-subsecretário alegou que a Globo teria obtido dados financeiros ilegalmente junto ao Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras).

A juíza também proibiu a Globo de identificar o local de residência do ex-subsecretário.

A Globo recorreu da decisão para tentar derrubá-la, mas a proibição foi mantida pelo desembargador Álvaro Henrique Teixeira de Almeida, também do TJ-Rio.

Caso começou em 2020

O suposto envolvimento de Franco Neves dos Santos no esquema vem sendo investigado pelo Ministério Público do Rio desde o ano passado.

Ele chegou mesmo a ser preso em maio de 2020, e também exonerado pelo governador Wilson Witzel —que enfrenta processo de impeachment e também é investigado no caso das compras. O governador também se diz inocente.

O julgamento do impeachment de Witzel está marcado para a próxima sexta-feira (30).

Outro lado

Procurada, a Globo disse, por meio da CGCom, que não comenta casos sub judice. A emissora não quis informar se vai recorrer da decisão.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops