Topo

Ricardo Feltrin

Opinião: Aos 90, Silvio Santos ainda é a "fada madrinha" do Brasil

O sagitariano Silvio Santos faz 90 anos neste sábado - Divulgação/ SBT
O sagitariano Silvio Santos faz 90 anos neste sábado
Imagem: Divulgação/ SBT

Colunista do UOL

12/12/2020 00h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chegou o grande dia: o apresentador e empresário mais velhinho em atividade no Brasil —e provavelmente no mundo— completa hoje 90 anos.

Como sempre alguém vai corrigir: "Ainn mas ele não tá em atividade agora". Isso é o que você pensa.

Silvio pode estar afastado do vídeo por causa do risco de Covid-19, mas não deixa um dia de dar ordens ou palpitar sobre sua emissora, o SBT, ou as empresas de seu grupo.

Muito deverá se falar hoje sobre suas qualidades e defeitos, e provavelmente qualquer análise que se faça sobre ele será justa, convenhamos.

Grande comunicador, sim, mas um bajulador contumaz de governos também.

Ótimo patrão que nunca atrasou um só salário, mas chefe intempestivo que desautoriza subalternos e até as filhas, publicamente.

Empresário resiliente e corajoso, mas administrador falho que permitiu escândalos como o do banco Panamericano sob suas barbas.

Dito tudo isso é preciso reconhecer a maior de suas qualidades: desde o dia em que pisou na TV brasileira pela primeira vez, em 1962, ele tem um objetivo e função bem claros: realizar sonhos dos brasileiros.

Claro, ganhando dinheiro com isso. Ele é um empresário, certo?

Baú da Felicidade, Tele Sena, "peão da casa própria", "Boa Noite Cinderela", aviõezinhos de dinheiro jogados para as "colegas de trabalho", e mesmo a chance de desconhecidos brilharem em seu palco.

O nonagenário comunicador permite e incentiva que as pessoas sonhem e que ele eventualmente torne esse sonho realidade.

Pode ser a chance de ganhar uma casa; pode ser até 1 milhão de reais; uma graninha extra respondendo perguntas bobas em seu programa, ou mesmo ter uma renda familiar com a venda de cosméticos da sua Jequiti.

Pode ser também uma promoção inesperada a um (a) apresentador (a). Ou que contrate um moleque de 18 anos que foi pedir emprego na porta do seu cabeleireiro (vocÊs sabem de quem estou falando).

Vejam só: até eu mesmo, jornalista, descobri há não muito tempo que o apartamento que comprei foi construído pelo Grupo Silvio Santos.

Até na realização de um dos grandes sonhos de minha vida ele está "envolvido" (rs).

É porque com Silvio tudo é possível. No fundo ele é a "fada madrinha" da TV brasileira.

São 90 anos de idade e 58 ininterruptos fazendo essa "mágica", o que faz dele uma das mais importantes figuras nacionais de todos os tempos no país, e não só da TV.

Com todos as suas qualidades e defeitos, claro, porque fada mais humana, impossível.

Feliz aniversário, seu Silvio.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops