Na era digital, 53% dos assinantes de TV paga ainda veem só canais abertos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Um ano após a implantação da TV digital nas maiores regiões metropolitanas do país, um curioso e caro hábito do consumidor ainda persiste.
Explico: com a implantação da TV digital, quase todo o país viu melhorar e estabilizar a qualidade do sinal das TVs abertas, que sempre foi muito irregular --dependendo da região.
Muita gente assinava TV paga justamente por esse motivo: receber a TV aberta, poder ver sua novelinha ou programa de auditório com um sinal melhor que o analógico.
Pois bem, só que hoje, mesmo com sinal digital gratuito e de qualidade melhor até que o da TV paga, mais de 50% dos aparelhos de TV por assinatura no Brasil continuam sintonizando apenas 19 canais abertos (entre comerciais, educativos, públicos e religiosos).
Ou seja, mais da metade dos assinantes de TV seguem pagando para ver algo que é gratuito (basta comprar o conversor, claro).
Os dados, exclusivos, são referentes a março deste ano, na faixa entre 7h e 0h. Eles foram mensurados pela Kantar Ibope Media. A coluna os obteve por outras fontes, já que a Kantar não pode divulgá-los por questão contratual.
Segundo levantamento feito pela coluna, 19 canais abertos são responsáveis por mais de 53% do share em aparelhos de TV por assinatura. Ou seja, quase 53 de cada 100 pontos de TV paga estão sintonizando canais gratuitos (e não os pagos).
Para quem ainda prega a ?morte iminente? da TV aberta, o ranking é um desmentido.
Sim, é verdade que a TV paga está perdendo assinantes ano após ano (quase 3 milhões em cinco anos). Mas, mesmo assim, ela ainda é uma enorme fonte de audiência para a TV aberta.
Canais - share (% de participação no universo de aparelhos ligados)
Das 7h à 0h, no Painel Nacional de Televisão
1 - Globo - 29,47% (sim, quase 1 terço da TV paga passa o dia ligada na Globo)
2 - Record - 11,28%
3 - SBT - 7,12%
4 - Band - 2,60%
5 - RedeTV - 1,14%
6 - TV Aparecida - 0,47%
7 - Rede Vida - 0,42%
8 - TV Cultura - 0,41%
9 - TV Brasil - 0,25%
10 - RecordNews - 0,21%
11 - TV Gazeta - 0,20%
12 - RIT - 0,10%
13 - Novo Tempo - 0,10%
14 - TV Escola - 0,06%
15 - CNT - 0,04%
16 - TV Senado - 0,04%
17 - TV Câmara - 0,03%
18 - Futura - 0,03%
19 - TV Justiça - 0,01%
Fonte: Dados da Kantar Ibope Media
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.