Topo

Ricardo Feltrin

Novelas da Globo ainda lideram ibope mas vivem momento "conturbado"

Marina Ruy Barbosa e o gato León, de "O Sétimo Guardião" - Divulgação
Marina Ruy Barbosa e o gato León, de "O Sétimo Guardião" Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

03/02/2019 10h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As principais novelas da Globo estão numa fase conturbada. Praticamente todas estão registrando menos audiência que suas antecessoras, o que é raro na emissora.

Apesar disso ainda não há motivos para alarme. Todas as tramas globais continuam em primeiro lugar deixando a concorrência ainda à distância.

Leia mais:

Exclusivo: Veja o perfil de quem vê novelas da Globo, Record e SBT

Globo tem menor média de ibope nos últimos três anos

Mas é bom a emissora ficar esperta. Senão vejamos?

Nas principais regiões metropolitanas do país medidas pela Kantar Ibope Media, até o 108º capítulo, "Espelho da Vida" está registrando 18,4 pontos, contra 22,5 da anterior, "Orgulho e Paixão". Nessa medição nacional cada ponto vale por cerca de 254 mil domicílios sintonizados.

Em São Paulo, principal mercado da publicidade, "Espelho da Vida" vai ainda pior: 17,3 pontos contra 21,4 da anterior (em SP cada ponto = 73 mil domicílios).

Já na faixa das 19h30, "Verão 90" estreou na semana passada cheia de esperanças. Escrita por Izabel Oliveira e Paula Amaral, porém, já começou tropeçando na comparação com a antecessora, "O Tempo Não Para".

Apenas nos dois primeiros capítulos (a novela enfrentou um apagão de energia em várias regiões do país), "Verão 90" está até aqui com cerca de 22,7 pontos no Painel Nacional de Televisão.

Com também apenas dois capítulos, a novela anterior, "O Tempo Não Para", já marcava 30 pontos.

Mas ainda é cedo e a novela pode se recuperar.

Problema maior está enfrentando a principal novela da Globo, "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva. 

Na comparação com as antecessoras até o 69º capítulo, a trama do gato León vem marcando no 26,8 pontos. No mesmo número de capítulos, a anterior, "Segundo Sol", registrava 31,4 pontos.

Até mesmo a reprise vespertina no "Vale a Pena Ver de Novo" também está tendo uma performance inferior à novela anterior.

Em São Paulo, a bela "Cordel Encantado" tem marcado 15,1 pontos de média, contra 15,5 da antecessora direta, "Belíssima" (14,7).

Veja também:

Incerteza sobre grade 2019 gera tensão entre produções na Globo

Colunista Ricardo Feltrin no TwitterFacebook e site Ooops