Precavida, Band se livra de multa por cancelar 2ª temporada do "X-Factor"
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Embora tenha confirmado oficialmente que faria uma segunda temporada de “X-Factor”, a Band já sabia desde o ano passado que isso não era verdade.
Esta coluna já havia informado sobre a desistência da 2ª temporada em 19 de setembro, mas na ocasião a Band negou a informação.
Dois motivos levaram à desistência: o primeiro, a audiência da atração -- um fiasco do primeiro ao último episódio; a Band dava como certo que, com o reality, teria um outro “sucesso” de ibope à la “Masterchef”.
O segundo motivo foi que o contrato que a emissora assinou com a Fremantle Media, dona do formato, era "por obra" (temporada).
Embora boa parte da imprensa televisiva repetisse que a emissora estaria obrigada contratualmente a fazer uma nova edição --sob pena de levar uma multa milionária--, isso nunca foi verdade.
Para ter uma nova temporada, um novo contrato teria de ser feito. E essa ideia (segunda temporada) foi descartada já nos dias seguintes à estreia do "X-Factor".
A Band, precavida, se livrou desde o princípio de ter de pagar multa caso desistisse, o que aconteceu.
O programa começou mal antes mesmo de chegar à TV. Houve cenas explícitas de desorganização já na seleção dos candidatos.
Logo na estreia o reality mal chegou aos três pontos de audiência (à época cada ponto equivalia a 68 mil domicílios em SP). Em alguns episódios mal deu 2 pontos, segundo a Kantar Ibope.
No último dia 5 de julho, após meses despistando a imprensa (esta coluna, inclusive), o site "Notícias da TV", parceiro do UOL, finalmente confirmou que a produção havia sido cancelada.
Procurada, a Band confirmou que o fim do programa não implicaria em multas, e que tem "ótima relação" com a Fremantle.
A Fremantle não quis se pronunciar a respeito do contrato.
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