Topo

OPINIÃO

Tony Goes: Aracy não segurava risos em cena e rejeitou rótulo de comediante

Colaboração para Splash

07/08/2023 14h40

Aracy Balabanian, 83, morreu na manhã de hoje, vítima de um câncer pulmonar. Em homenagem à atriz, a Globo programou para a Sessão da Tarde a exibição de "Sai de Baixo - O Filme", derivado da sitcom homônima, em que Aracy viveu a inesquecível Cassandra.

O jornalista Tony Goes, colunista da Folha de S.Paulo, recordou que a atriz não se considerava uma comediante. "Ela era meio relutante [com isso]. No 'Sai de Baixo', ela dizia que não era comediante, [mas] estava ali como escada para rir dos outros. Realmente, ela ria até se acabar! Funcionava quase como uma claque [trilha de riso] humana."

Tony, no entanto, discorda desse parecer de Aracy sobre si mesma. "Ela era ótima comediante, tinha um timing de comédia sensacional - tanto que o papel mais icônico dela, aquele que todo mundo lembra primeiro, é a dona Armênia, que apareceu em duas novelas ['Rainha da Sucata' (1990) e 'Deus nos Acuda' (1992)]. Isso é raríssimo, quase que uma coisa dos universos paralelos da Marvel!"

A apresentadora Yas Fiorelo recordou que Aracy chegou a pedir para sair de "Sai de Baixo" por não conseguir segurar o riso em cena - mas foi autorizada pelo diretor da atração, Daniel Filho, a fazê-lo livremente.

Essa liberdade de Aracy, na opinião de Yas, só fez favorecer a sitcom. "Tem cenas de 'Sai de Baixo' a que você assiste e não tem como não se contagiar com a risada dela. Foi incrível esse insight que o Daniel teve, de deixá-la fazer o que queria - e ela fez de forma divina."

Aracy nunca foi considerada uma beldade - e isso a favoreceu como atriz

Tony Góes acredita também que a aparência de Aracy Balabanian foi algo que muito a favoreceu ao longo da carreira - mais, inclusive, do que a muitas atrizes que foram consideradas ícones da beleza a seu tempo.

"Ela tinha uma coisa que é uma dádiva para qualquer atriz: poder ficar muito bonita ou muito feia. Aracy nunca foi considerada uma beldade, e isso dá uma liberdade para o ator. Ele pode fazer o que quiser", opina o colunista.

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra: